Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 30 de maio de 2009

Trabalhando tirinhas

Adoro trabalhar com tirinhas, Mafalda, Mônica, Girfield, entre outros. Vai aí mais uma sugestão. Usei a tirinha para aula de produção de texto: os alunos leram, retiraram as falas e criaram suas próprias falas. (atividade para 7º ao 9º ano).

Literatura-Estilo de època

Exercícos de redação

Leitura e interepretação(2)

Um desejo e dois irmãos

Maria Colasanti

Seqüência 1

Dois Príncipes, um louro, e um moreno. Irmãos, mas os olhos de um azuis, e os do outro verdes. E tão diferente nos gostos e nos sorrisos, que ninguém os diria filhos do mesmo pai, rei que igualmente os amava.

Uma coisa porém tinham em comum: cada um deles queria ser outro. Nos jogos, nas poses, diante do espelho, tudo o que um queria era aquilo que o outro tinha. E de alma sempre cravada nesse desejo insatisfeito, esqueciam-se de olhar para si, de serem felizes.

Sofria o pai com o sofrimento dos filhos. Querendo ajudá-los, pensou um dia que melhor seria dividir o reino, para que não viessem a lutar depois da sua morte. De tudo o que tinha, deu o céu para seu filho louro, que governasse junto ao sol brilhante como seus cabelos. E entregou-lhe pelas rédeas um cavalo alado. Ao moreno coube o verde mar, reflexo de seus olhos. E um cavalo-marinho.

O primeiro filho montou na garupa lisa, entre as asas brancas. O segundo filho firmou-se nas costas ásperas do hipocampo. A cada um, seu reino.

Parte I

1. A história começa mostrando diferenças entre os dois príncipes. Mas os dois irmãos também tinham coisas comuns, isto é, semelhanças. Em que eram parecidos?

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2.Por que o rei resolveu dividir seu reino?

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3. O rei tinha preferência por um dos filhos? Comprove sua resposta com elementos do texto.

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4. Os príncipes não eram felizes com o que receberam do pai. Por quê?

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Parte II

1. Retire os adjuntos adnominais das orações abaixo:

a) Um desejo e dois irmãos

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b) O primeiro filho montou na garupa lisa, entre as asas brancas.

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c) O segundo filho firmou-se nas costas ásperas do hipocampo.

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d) Ao moreno coube o verde mar, reflexo de seus olhos.

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e) E de alma sempre cravada nesse desejo insatisfeito, esqueciam-se de olhar para si.

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2. Retire do texto:

a) dois substantivos b) dois adjetivos

c) dois advérbios d) dois verbos

3. Sublinhe e classifique (1) objeto indireto; (2) complemento nominal:

( ) Tinha ódio às injustiças.

( ) Nada sei relativamente a este assunto.

( ) Não duvides nunca de mim.

( ) A notícia do acidente espalhou se por todo o bairro.

( ) Não depende de nós a aprovação unânime.

4. Indique a função sintática dos termos assinalados, colocando: ( 1 ) aposto, 2 ) vocativo.

( ) Aonde vais, meu mestre, a estas horas?

( ) Ofereci lhe tudo: dinheiro, afeto e prestígio.

( ) Carlinhos, você é ainda um menino.

( ) 0 comandante Paulo embarcou para a Europa.

( ) Deseja alguma coisa, senhor?

( ) Automóveis, iates, apartamentos, tudo foi vendido no leilão.

( ) Haverá, no domingo, campeonato de remo na Lagoa Rodrigo Freitas.

5. Circular os adjuntos adnominais das orações abaixo

a) Você é um ser humano muito desalmado.

b) Estava saborosa a sopa de legumes.

c) Ninguém queria aquele cachorro triste e doente.

d) O padrinho e as meninas saíram alegres do circo.

e) Os parentes e os amigos fizeram festa surpresa para ele naquele clube

terça-feira, 26 de maio de 2009

Leitura e Interpretação (1)

Atividade



Leia:

Penso e passo


Quando penso

Que uma palavra

Pode mudar tudo

Não fico mudo

MUDO

Quando penso

Que um passo

Descobre um mundo

Não paro

PASSO

E assim que

Passo e mudo

Um novo mundo nasce

Na palavra que penso


Alice Ruiz. In Poesia para tocar na rádio. Blocos Editora, 1999

  1. Segundo Jacobson, a “poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê”. De acordo como essa concepção, que imagens ou idéias de um “novo mundo” você constrói a partir da leitura do poema?

  1. Leias os versos: Quando penso / Que uma palavra / Pode mudar tudo / Não fico mudo / MUDO

a) Apalavra mudo aparece duas vezes nesses versos. Qual a diferença de sentido entre elas? A que classe gramatical cada uma pertence?

b) A que situação você associaria a palavra mudo do ultimo verso?

  1. A palavra passo aparece no segundo e no ultimo verso da segunda estrofe do poema. Qual o sentido de cada uma delas?

  1. As palavras MUDO e PASSO destacam-se graficamente, qual o efeito desse destaque?

  1. Como você definiria o eu - lírico desse poema?

Orações subordinadas I

domingo, 24 de maio de 2009

Atividade Escrita(1) _ 9º ano

Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho 8ª série Português
Profª. Mara Virginia Aluno(a) _________________________

Leia:

“ Parece uma metrópole. Mas não é. A Internet não existe fora dos fios e chips. Ela é uma gigantesca rede mundial, que une computadores espalhados por todo planeta. Na verdade, a Internet não é uma só: é a união de muitas redes existentes em vários países [ e que] podem se comunicar entre si porque utilizam o mesmo protocolo para troca de dados, ou seja, falam a mesma língua.” (Fátima Cardoso, Superinteressante, jul. 1994)

1. Quantos períodos compõem o parágrafo acima?
2. Quais os períodos são simples? Quais são compostos?
3. Seria correto considerar que os três períodos iniciais afirmam o que a Internet não é, enquanto o quarto período afirma que ela é?
4. Pode-se dizer que os três períodos iniciais funcionam como introdução do parágrafo?
5. Em que período está à idéia principal?
6. Em que período acrescentam-se as idéias secundárias? Que idéias são essas?
7. Quantas orações compõem o parágrafo?
8. Escreva os verbos em torno dos quais se organizam as orações do parágrafo.
9. Analise cada um dos verbos. Eles dão origem a predicados verbais ou nominais? Por quê?
10. Identifique e classifique os sujeitos dessas orações
11. Identifique os termos que integram o sentido dos dois últimos verbos do parágrafo.
12. Nomeie esses termos, destacando seus núcleos e seus adjuntos.

Produção de texto (2)

1. Complete a história do Garfield e seu dono. Lembre-se que de que Garfield não fala, mas pensa e entende o que o seu dono diz.


Essa atividade pode ser usada no 6º ano e no 7º ano

Avaliação ( modelo)1

sábado, 23 de maio de 2009

Texto: Mônica


Usei a tirinha da Mônica para uma aula de produção de texto no 8º ano, os alunos recriaram a história, produzindo diálogos. Muitas atividades podem ser criadas a partir da tirinha

Texto 1 - Garoto pobre

Leitura e Interpretação.
Pode ser utilizado do 6º ao 9º ano, fazendo as adaptações necessárias.
O autor do texto é desconhecido, se alguém souber a referência entre em contacto.
Obrigada!