Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 22 de agosto de 2009

Texto: As dores do mundo

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua e Literatura – 2ª série Mara Virginia

1. Leia o poema:


As dores do mundo

“Sinto bem fundo

todas as dores do mundo.

Só que meu poema

não conseguiu tocar

em feridas maiores,

Abro os jornais

e leio e choro e me arrepio

com a fome

com a guerra.

com a aids,

com a violência,

com a desnutrição

do verde e da vida.

Tento escrever,

mas sai um poema impotente.

Fico pensando:

as dores do mundo

pedem canções

ou exigem ação?”

José Elias


a) Muitas são as dores do mundo, para as quais o homem busca um antídoto. Dentre as dores citadas no poema, qual lhe parece mais difícil de curar? Por quê?

b) Identifique os artigos definidos e indefinidos, no texto lido, e os substantivos que eles determinam.

c) Explique o sentido dos artigos destacados nestes versos:

as dores do mundo” “mas sai um poema impotente.”

2. Classifique os artigos das frases abaixo e explique a diferença de sentido entre elas.

a) Um perfume agradável inundava aquele ambiente.

b) O perfume daquele lugar lhe trazia gratas recordações.

c) Pediu-me uma opinião.

d) Agradeceu-me a opinião.

texto: O impossível carinho

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua e Literatura – 2ª série Mara Virginia

Leia o poema:

O impossível carinho

“Escuta, eu não quero contar-te o meu desejo
quero apenas contar-te a minha ternura
ah se em troca de tanta felicidade que me dás
eu te pudesse repor
- Eu soubesse repor –
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância.” Manuel Bandeira

1. Identifique as palavras de que derivam os seguintes substantivos do texto: ternura, felicidade e alegria. O que eles têm, gramaticalmente, em comum?
2. Derive substantivos dos verbos querer, dar, poder, repor, saber.
3. O substantivo infância dá origem a um outro substantivo: infantilidade. Cite cinco substantivos que derivam de outros substantivos primitivos.

4. Explique a mudança de classe gramatical da palavra jantar, empregada na frase: O JANTAR ESTÁ SERVIDO e depois escreva uma frase empregando essa palavra em outra classe gramatical.

5. Leia: “Estudos da Universidade de Harvard, nos EUA, com 30 pacientes maníaco-depressivos mostrou que a ingestão de peixe diminui a depressão. Os doentes que ingeriram cápsulas com óleo de peixe mostraram alívio nos sintomas da doenças, enquanto os que receberam placebo continuaram depressivos” Revista Istoé.
a) Empregue a palavra maníaco-depressivo numa frase, como substantivo.
b) Faça frases empregando as palavras paciente e doente, que no texto aparecem como substantivos, em outra classe gramatical.
c) Retire do texto dois substantivos comuns, abstratos, próprios e derivados.

O que é literatura

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Série: _____ Turma: ______ Turno: _____

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Professora: Mara Virginia

O que é literatura?

“A literatura, como toda arte, é uma transformação do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças a imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.

O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. Os fatos que manipula não tem comparação como os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro.

A Literatura é, assim, vida, parte da vida, não se admitindo passa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana”.

Afrânio Coutinho

01. Aristóteles, filósofo grego clássico, afirmava que “a arte é imitação”. Essa afirmação esta de acordo com o texto acima? Justifique sua resposta:

02. O texto afirma que o artista, ao recriar a realidade, estabelece uma outra verdade. Como é essa outra verdade?

03. Se alguém lhe perguntasse: “O que é literatura?”, o que você responderia? Justifique:

04. Cecília Meireles, poeta do Modernismo brasileiro, escreveu uma obra intitulada Romanceiro da Inconfidência, na qual nos reconta os episódios da Inconfidência Mineira. Veja este pequeno fragmento que fala do “ouro incansável”.


“De seu calmo esconderijo,

ouro vem, dócil e ingênuo;

torna-se p’, folha, barra,

prestígio, poder, engenho...

É tão claro! – e turva tudo:

Honra, amor e pensamento.”


Os versos de Cecília Meireles comprovam o que é dito no segundo parágrafo do texto de Afrânio Coutinho? Justifique sua resposta.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Língua


COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 1º ANO - PROFESSORA:
ATIVIDADE: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA

LINGUA

Esta língua,é como um elástico que espicharam pelo mundo
No inicio era tensa,
de tão clássica.
com o tempo, se foi amaciando,
foi se tornando romântica,
incorporando os termos nativos
e amolecendo nas folhas de bananeira
as expressões mais sisudas.

Um elástico que já não se pode
mais trocar, de tão gasto;
nem se arrebenta mais, de tão forte.
Um elástico assim como ponto de partida.

(Gilberto Mendonça Teles)


1)Por que o poeta compara a língua portuguesa como um elástico ?
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2)Que Gilberto Mendonça Teles quis dizer com “... era tensa...se foi amaciando...”?
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3)Explique e exemplifique o verso:
“...incorporando os termos nativos...”
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4)Explique o paradoxo existente na 3º estrofe.
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Variedades linguísticas

Colégio Estadual Luiz Viana Filho

Disciplina Língua Portuguesa

Prof – Rozeane ramos

Aluno(a)__________________________________

Variedades lingüísticas

É por meio da língua que o homem expressa suas idéias, as idéias de sua geração, as idéias da comunidade a que pertence, as idéias de seu tempo. A todo instante, utiliza-a de acordo com uma tradição que lhe foi transmitida e contribui para sua renovação e constante transformação. Cada falante é, a um tempo, usuário e agente modificador de sua língua, nela imprimindo marcas geradas pelas novas situações com que se depara. Nesse sentido, pode-se afirmar que na língua projeta-se a cultura de um povo, compreendendo-se cultura no seu sentido mais amplo, o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais e características de uma sociedade transmitidos coletivamente.

Ao falar, um indivíduo transmite, além da mensagem contida em seu discurso, uma série de dados que permite a um interlocutor identificar o grupo a que pertence.

A entonação, a pronúncia, a escolha vocabular, a preferência por determinadas construções frasais, os mecanismos morfológicos podem servir de índices que identifiquem:

a) o país ou a região de que se origina;

b) o grupo social de que faz parte (o seu grau de instrução, a sua faixa etária, o seu nível socioeconômico, a sua atividade profissional);

c) a situação (formal ou informal) em que se encontra.

As diferentes maneiras de se “usar” uma língua gera uma grande variedade lingüística.

Se alguém afirmasse “Esses gajos que estão a esperar o elétrico são uns gandulos”, não se hesitaria em classifica-lo como falante de Língua Portuguesa, em sua variante lusa.

Se por outro lado ouvisse “Se abanquem, se abanquem, tchê!”, ficaria claro que se tratava de um falante de Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, natural do Sul do país.

O Brasil, em decorrência do processo de povoamento e colonização a que foi submetido e devido à sua grande extensão, apresenta grandes contrastes regionais e sociais, estes últimos perceptíveis mesmo em grandes centros urbanos, em cuja periferia se concentram comunidades mantidas à margem do progresso.

Um retrato fiel, atual, de nosso país teria de colocar lado a lado: executivos de grandes empresas; técnicos que manipulam, com desenvoltura, o computador; operários de pequenas, médias e grandes indústrias; vaqueiros isolados em latifúndios; cortadores de cana; pescadores; plantadores de mandioca em humildes roças ; pompeiros que comercializam pelo sertão; indígenas.

Nos grandes centros urbanos, as variantes lingüísticas geram entre os falantes o preconceito lingüístico, e muitas pessoas são discriminadas por sua forma de falar. No entanto, alguns escritores aproveitaram este fato para caracterizar as personagens que criaram, pois perceberam a riqueza presente nas variantes regionais. Jorge Amado e Graciliano Ramos enriqueceram a literatura brasileira com personagens marcantes como Pedro Bala, Gabriela e Alexandre.

Desvincular o falante de seus costumes e caracteres lingüísticos é afasta-lo de sua essência e autenticidade.

1. Por que, no Brasil, há grandes contrastes na utilização da Língua Portuguesa?

2. Qual a sua opinião sobre o preconceito lingüístico?

Atividade de ortografia


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Disciplina Língua Portuguesa
Prof. Rozeane Ramos
Aluno(a)_________________________________


Ortografia


1. Marque um (X) no vocábulo que está grafado corretamente.



a) ( ) absoluto ( ) abissoluto
b) ( ) advinhar ( ) adivinhar
c) ( ) adevogado ( ) advogado
d) ( ) beneficente ( ) beneficiente
e) ( ) cardeneta ( ) caderneta
f) ( ) estoura ( ) estora
g) ( ) freiar ( ) frear
h) ( ) largato ( ) lagarto
i) ( ) mendingo ( ) mendigo
j) ( ) meteorologia ( ) metereologia
l) ( ) mortandela ( ) mortadela
m)( ) peneu ( ) pneu
n) ( ) problema ( ) pobrema
o) ( ) rouba ( ) róba
p) ( ) tóchico ( ) tóxico
q) ( ) supertição ( ) supertição



Quantos vocábulos você acertou? Se acertou metade, você está ótimo, se acertou menos da metade você precisa revisar sua ortografia e se você acertou todos Parabéns!

Atividade para o 5º e 6º ano

domingo, 9 de agosto de 2009

Modelo de avaliação(5)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Aluno(a)_________________________________________ Série 8º Data: ___/___/___
Prof.ª Mara Virginia Avaliação Parcial II Unidade Peso: 5,0

1. Classifique o sujeito das orações em: simples, composto, oculto e indeterminado.
a) Acabamos o serviço. _____________________________________________
b) Necessita-se de mais provas. _______________________________________
c) Trouxeste as encomendas? _________________________________________
d) Ocorreu uma grande confusão. ______________________________________
e) Pais e filhos devem conversar. ______________________________________

2. Classifique o predicado das orações em: verbal ou nominal:
a) Aconteceram alguns problemas durante a viagem. ________________________
b) A chuva era forte. _________________________________________________
c) A viagem deve ter sido empolgante. ___________________________________
d) Ocorreu-me uma idéia. _____________________________________________
e) Mandaram arrancar os trilhos da ferrovia. ______________________________

3. Sublinhe o verbo e classifique-o em: Intransitivo, Transitivo direto ou Transitivo indireto.
a) Quem está falando?_________________________________________________
b) Certos mosquitos transmitem doenças. _________________________________
c) Necessitamos de investimentos na saúde. _______________________________
d) Vários alunos faltaram hoje. _________________________________________
e) Esse poema canta as glórias do povo português. __________________________

4. Siga a orientação:
a) Separe as orações.
b) Circule os verbos.
c) Classifique as orações subordinadas substantivas: subjetiva, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta.

4.1. Pela minha cabeça passavam, às pressas, os sucessos do dia.
4.2. Na hora de dormir foi que senti de verdade a ausência de minha mãe.
4.3. Sempre estava comigo, era a me beijar, a me contar histórias.
4.4. Aposto como você se sairá bem nos exames.

Luzir


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 2º Data: ___/___/___

Prof.ª Mara Virginia Avaliação IV Unidade

Luzir

Deixa crescer o amor.

Olhar o amor que cresce.

Pegar então o amor,

Esse balão,

Subir com ele até

Bater a cabeça no céu.

Agora, soltar o amor,

Deixar subir o amor,

Subir sozinho.

1. Transforme o poema, alterando os verbos que estão no infinitivo para o futuro do presente na primeira pessoa do singular.

2. Retire do texto o verbo que não se encontra no infinitivo e classifique-o.

3. Para nós, tanto ......... vocês ....... ficar aqui como ......... a fronteira.

a) faria – quisessem – transporem

b) faz – quererem – transpossem

c) faz – quererem – transporem

d) faria – quiserem – transporem

4. Agora, soltaríamos o amor. O verbo destacado encontra-se na:

a) 1ª pessoa do singular do presente do Indicativo.

b) 1ª pessoa do plural do futuro do pretérito do Indicativo.

c) 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do Indicativo.

d) 3ª pessoa do plural do plural do pretérito mais-que-perfeito.

5. Escolha um verbo do texto e conjugue no pretérito perfeito do modo indicativo

Vidas Secas - Graciliano Ramos

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Casa do Berço Azul


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua e Literatura – 2ª série Mara Virginia

Leia:

A Casa do Berço Azul

‘Dona Marcionilha e seu Chico Fiscal.

Era a casa deles.
Gostavam de flores, de vasos e de roseiras.
Um quintal muito grande de fruteiras fartas e escolhidas.
Criação de lebres e de coelhos, da meninada.
Gaiolas dependuradas.
Alçapões. Balanços pelos galhos.
Meninos brincando.
Meus e deles.
Passarinhos.
Frutas maduras pelos galhos, pelo chão.
Geração passada...

A Casa do Berço Azul...
Minha casa amiga...

De dois em dois anos descia do alto da parede da despensa,
onde ficava ancorado, o barquinho de uma nova vida,
prestes a chegar.
Vinha para a terra o pequenino barco.
Seu Chico tomava de um pincel e uma lata de tinta
e pintava o berço, sempre de azul. Renovava o pequeno colchão,
o pequeno travesseiro cheio de paina fina e nova.
Pela casa, panos macios, flanelas,
claros agasalhos, camisinhas, bordados delicados,
rendas, e sempre ela tricotando um xaile de lã azul,
que mostrava sorrindo e feliz às suas amigas.” Cora Coralina

1. Como o eu lírico compõe as lembranças trazidas pela memória?
2. Alem do saudosismo, que outros sentimentos o poema evoca no leitor?
3. que objetos se destacam, no poema, como elementos evocadores de memória? Por quê?
4. A cor azul apresenta alguma simbologia no texto? Esclareça sua resposta.
5. De que forma se criou uma imagem bem viva e real do passado?
6. Retire do texto os substantivos.
7. Explique por que o texto pode ser chamado um ‘poema substantivo’. Transcreva trechos que comprovem sua resposta.

Meu guri


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Disciplina: Língua portuguesa Profª: Kátia Série: 2º turma: ___

Aluno(a):_____________________________________________

TEXTO

Meu guri

Quando seu moço, nasceu meu rebento Chega no morro com o carregamento

Não era o momento de ele rebentar Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Já foi nascendo com cara de fome Rezo até ele chegar cá no alto

E eu não tinha nem nome pra lhe dar Essa onda de assaltos ta um horror

Como fui levando, não sei lhe explicar Eu consolo ele, ele me consola

Fui assim levando, ele a me levar Boto ele no colo pra ele me ninar

E na sua meninice ele um dia me disse De repente acordo, olho pro lado

Que chegava lá E o danado já foi trabalhar, olha aí

Olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí Olha aí, é o meu guri

Olha aí, ai o meu guri, olha aí E ele chega

Olha aí, é o meu guri

E ele chega Chega estampado, manchete, retrato

Com vendas nos olhos, legenda e as iniciais

Chega suado e veloz do batente Eu não entendo essa gente, seu moço

E traz sempre um presente pra me encabular Fazendo alvoroço demais

Tanta corrente de ouro, seu moço, O guri no mato, acho que tá rindo

Que haja pescoço pra enfiar Acho que tá lindo de papo pro ar

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro Desde o começo eu não disse, seu moço?

Chave, caderneta, terço e patuá Ele disse que chegava lá

Um lenço e uma penca de documentos Olha aí, olha aí

Pra finalmente eu me identificar, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri.

Olha aí, é o meu guri

E ele chega ( Chico Buarque de Holanda )

Vocabulário

Rebento: filho (sentido figurado).

Rebentar: nascer ( sentido figurdo).

Batente: trabalho diário.

Patuá: espécie de amuleto

Alvoroço: alarde, tumulto.

Questões sobre o texto

1- Responda às questões:

a- Qual é o tema da canção “Meu guri” de Chico Buarque?

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b- Quem conta a história do menino? Copie um verso da canção que justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Na última estrofe, o que a mãe pensa ao ver a foto do filho no jornal? O que realmente aconteceu?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Substitua a seguinte expressão denotativa (isto é, que apresenta o sentido real das palavras) por outra, em linguagem figurada, que se encontra no poema lido.

Ele me disse que venceria!

_________________________________________________________________________

4-“Chega suado e veloz do batente

E traz sempre um presente pra me encabular”

Por que o guri chega sempre suado e veloz do trabalho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Por que a bolsa que o guri deu de presente à sua mãe já vinha com tudo dentro?

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6- Que ironia há nestes versos: “Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assaltos tá um horror”

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7-Que outro título você poderia dar a esta música?

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domingo, 2 de agosto de 2009

Proposta de produção textual


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Redação – 3ª série Mara Virginia

Proposta de produção textual: são dados a seguir alguns fragmentos argumentativo diferentes sobre o tema misticismo. Reúna-se em grupo para elaborar um texto, juntando de forma coerente alguns dos argumentos. Podendo acrescentar a idéia do grupo.

1. Nota-se uma certa oscilação, como se as pessoas partilhassem temporariamente determinadas correntes místicas, talvez em função de modismo. Há um trânsito constante, sem uma tomada integral daquilo como lei.

2. há uma necessidade de a criança vivenciar a construção do fantástico e do maravilhoso, nem que seja através do videogame.

3. Mesmo nos grupos de rock, em que há a participação do público, cria-se um êxtase místico na efervescência. Para atingir este objetivo, utilizam-se imagens fantásticas, do imaginário, como nos videoclips. Então, em um grupo de rock, de jovens, se chega a uma forma de mística coletiva semelhante à que é incentivada pelos grupos religiosos que conduzem até mesmo ao suicídio.

4. Cria-se uma nova família, como a pentecostal, na qual os irmãos não têm nada a ver como aqueles reais, quebra-se família original e vive-se em um ambiente comunitário no qual o guru, o sacerdote ou o pastor se torna o pai e todos são irmãos.

5. Há essa angústia da morte mas também a cresça em uma outra vida através da idéia de continuidade. Os movimentos messiânicos aparecem com maior freqüência, como o suicídio coletivo, feito para reviver uma vida nova.

6. esta vivência é importante na construção afetiva do indivíduo. Dar asas à imaginação, incentivar o imaginário sempre foram elementos significativos na formação da personalidade. Antes de narrar a história, do viver um mito no cotidiano, existiam as histórias contadas, que tomavam um caráter de realidade ou era esta que adquiria um caráter fantástico.

7. no videogame, os bruxos, os lobisomens, os monstros a serem vencidas, as barreiras a serem transpostas dependem da ação dos heróis, com os quais as crianças se identificam, com suas transformações diárias. O herói morre, o que é uma forma de transformação, pois o medo de mudar está ligado à noção de morte. Esse processo de transformação, de iniciação, é vivido no videogame pelo herói. É diverso, é diferente, mas de toda maneira o imaginário está ali.

8. As crianças viveriam nos videogames uma experiência de construção do fantástico ainda não compartilhada. Mas existe hoje na televisão uma série de filmes sobre aventuras espaciais, naves, guerras, que são o grande tema de conversa entre meninos no prédio, na rua, na escola.
De alguma forma, isto está sendo atualizado através desses filmes e desenhos, geralmente japoneses. Será que essa experiência não está ocupando o lugar daquele antigo, do falar, contar histórias?

Introdução, desenvolvimento e conclusão - atividade

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Redação – 3ª série Mara Virginia

Produzindo: Complete as partes que faltam:
Texto 1 – Elaborar a introdução

Televisão em casa

A partir de uma pesquisa realizada entre pessoas de diferentes classes sociais, conclui-se que, de fato, em geral os telespectadores absorvam boa parte do que é apresentado na tela.
Tanto as novelas como as propagandas veiculadas nos intervalos exercem muita influência sobre as pessoas. Ao difundir modelos de comportamento, reforçam-se estereótipos ligados a raças e classes sociais, o que contribui para que imagens distorcidas da sociedade continuem a ser propagadas.
Resta saber se recorrer ao controle-remoto para mudar de canal resolveria o problema. Aliás, antes disso, é preciso saber se as pessoas querem mudar de canal.

Texto 2 Elaborar o desenvolvimento

O Brasil Hoje

A realidade brasileira deixa claro que nosso país é palco de grandes contradições sociais, culturais e econômicas. A origem disso pode ser procurada, e provavelmente será encontrada, na exploração do Brasil pelas grandes potências, que contavam com o apoio de nossa elite e com a falta de voz ativa de membros favorecidos.
¬¬¬¬¬¬¬¬...................................................................................................................................................
Diante de todas essas contradições, de todas as injustiças, os brasileiros precisam parar para se perguntar qual é, de fato, o significado do dia 7 de setembro para nosso país.

Texto 3 Elaborar a conclusão

Meio ambiente

Existem dezessete países no mundo que reúnem em seu território 70% de toda biodiversidade global. Nenhum deles, porém, chega perto do Brasil, que abriga aproximadamente 20% de todas espécies animais do planeta. Na Floresta Amazônica está boa parte da riqueza natural do país: são 5,5 milhões de quilômetros quadrados com um terço de todas as espécies vivas no planeta. Mas até quando?
Todos esses números acabam por atrair a atenção de pessoas e corporações com interesses duvidosos, que põem o desejo de lucro acima de qualquer outra consideração de ordem ética, promovendo um desmatamento sem limites e acelerando a extinção de diversas espécies animais.
O comércio ilegal de aves também tem se intensificado, o que revela tanto um certo descaso das autoridades como a cumplicidade de uma parte da população que, ao comprar uma dessas aves em uma loja, terá contribuído com a matança de outras 99 da mesma espécie. Isto é sério.
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sábado, 1 de agosto de 2009

Modelo de avaliação (4)


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Prof. Mara Virginia 2ª Série Mat.
Aluno(A) ___________________________________________________

“ Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.”
Mário Quintana

1. Associe o texto da coluna da esquerda as características em evidência na coluna da direita, numerando os parênteses.


I. “ Eu porém nunca vencido./ Nem nos combates por armas./ Nem por nobreza nos atos...”
II. “ Vinte anos! Derramei-os gota a gota./ Num abismo de dor e esquecimento.../ De fogosas visões nutri meu peito.../
III. “ Lerás porém algum dia./ Meu versos, d´alma arrancados./ D´amargo pranto banhados....”
IV. “ Quero morrer cercado dos perfumes./Dum clima tropical./E sentir, expirando as harmonias./ |Do meu berço natal!”
V. “ Perdão, Senhor, meu Deus! Busco-te embalde/ Na Natureza inteira! O dia, a noite...”
VI. “ Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!/ Desce mais, inda mais...não pode o olhar humano.../que cena funeral...Que tétricas figuras...

( ) Intenção reformista
( ) Idealização do homem
( ) Sentimento de desilusão
( ) Panteísmo
( ) Nacionalismo
( ) Sentimentalismo exagerado


2. “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Você diria que esse é um lema romântico? Justifique.


3. O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a) um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma.
d) Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos coma a paisagem; a natureza se modifica com o estado emocional do poeta.

4. Assinale a alternativa falsa:
a) O Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) O Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais.
c) O Romantismo caracterizou-se por um complexo de características como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto a natureza e o escapismo.


5. leia: “ O Romantismo propriamente dito nega a validade de quaisquer regras objetivas. Toda a forma de expressão individual é única, insubstituível, e contém em si as suas próprias leis e padrões, e esta é a grande aquisição que a Revolução doou à arte. O movimento romântico passa, agora, a ser uma luta de libertação, não só contra academias, igrejas, cortes, patronos, amadores, críticos e mestres, mas também contra princípios da tradição, da autoridade e da norma.” A Hauser
a) Retire cinco substantivos e classifique-os.
b) A palavra Revolução é um substantivo próprio? Justifique.

6. O plural de grão-mestre é:
a) grãs-mestres b) grão-mestres c) grãos-mestres d) grãos-mestre

7) Em boas-vidas os dois elementos são variáveis porque são:
a) substantivo+adjetivo
b) adjetivo+substantivo
c) adjetivo+adjetivo
d) substantivo+substantivo

8) Assinale a alternativa incorreta:
a) borboleta é substantivo epicenos.
b) Rival é comum de dois gêneros
c) Omoplata é substantivo masculino.

9) No desfile, os ___ antecediam os ___ das diversas modalidades do esporte.
a) porta-bandeiras – campeões
b) portas-bandeiras – campeões
c) porta-bandeiras- campeães
d) portas-bandeira – campeães

10. Indique a classe da palavra militar na oração a seguir , lembre-se que ás vezes existe ambigüidade o que pode ocorrer em vários casos, dando sentidos diferentes:
A um coronel que se queixava da dureza da vida de quartel, um jornalista disse: “ E o senhor não sabe como é chato militar na impressa.” (Sírio Possenti. Os humores da língua)
a) verbo
b) substantivo
c) verbo e substantivo
d) n.d.a.
Boa Sorte!

Apelo - texto


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Profª: Mara Virginia Série: ___ Turma:___

Aluno(a):_________________________________________________________________

TEXTO

Apelo

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença e todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

(Dalton Trevisan)

A carta constitui uma das formas de composição de um texto. Por meio dela se estabelece uma comunicação por escrito, endereçada a uma ou várias pessoas.

Exercício

1- A pessoa que escreve a carta chama-se remetente e a pessoa a quem se destina a carta chama-se destinatário.

No texto “Apelo”:

a) Quem é o remetente? b) Quem é o destinatário?

____________________________________ ___________________________

2- Toda carta possui um determinado objetivo. Qual o objetivo desta carta?

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3- O narrador revela no texto os vários sentimentos experimentados pela ausência de sua mulher. Nos primeiros dias, o narrador não sente de ausência de sua mulher.

a) Em que aspecto a não-presença da mulher na casa é favorável ao narrador?

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b) Identifique a frase do texto que transmita a seguinte informação: durante a primeira semana, não senti a sua ausência.

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c) Retire do texto uma frase que expresse a ausência da mulher.

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4- O narrador menciona alguns fatos que, gradativamente, foram revelando a ausência da mulher. Transcreva alguns desses fatos.

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5- Em que frase do texto o narrador informa a solidão provocada pela ausência da mulher?

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6- Por que o narrador foi “... beber com os amigos...”?

_________________________________________________________________________7- O narrador compara a mulher à “... última luz na varanda.” Explique essa comparação.

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8- Explique o que o autor quis dizer com a seguinte frase:

“ As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”

_________________________________________________________________________9- A palavra “Senhora” adquire no texto um sentido especial, seja pelo ritmo em que aparece nas frases, seja pela grafia, usada com o valor de substantivo próprio. O que sugere no texto o emprego desta palavra?

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10- Na frase “a pilha de jornais ali no chão ninguém os guardou debaixo da escada”, o pronome oblíquo os, se refere ao que?

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