Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 26 de setembro de 2010

Atividade escrita - orações(cont)

5. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.

a)Os dias já eram quentes.

b)A água do mar ainda estava fria.

c) As praias permaneciam desertas.

Os dias já eram quentes, mas a água do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas.

1- (BANRISUL) – Assinale o único período em que a mesóclise é inadequada:

a) Nada contenta-lo-á enquanto não tiver a paz interior.

b) Dir-se-ia que pairava sobre nós uma divindade funesta.

c) Se mergulhares um pano vermelho neste rio, retira-lo-ás cheio de piranhas.

d) Sentir-me-ia mais aliviado, se conseguisse chorar um pouco.

e) Por este processo, chegar-se-ia a melhores resultados.

Resposta: A

A mesóclise só é usada quando o verbo está no futuro do presente ou futuro do pretérito, desde que não haja necessidade da próclise.

2 – (BANCO DO BRASIL) – Na ordem, preenchem corretamente as lacunas:

1. Justiça entre os homens é ...

2. É ... a entrada de pessoas estranhas.

3. A água gelada sempre é ...

a) necessário, proibida, gostosa.

b) necessária, proibida, gostoso.

c) necessário, proibida, gostoso.

d) necessária, proibido, gostoso.

e) necessário, proibido, gostosa.

Resposta: A

As expressões “é preciso, é necessário, é proibido” possuem duas construções:

- com sujeito sem elemento determinante, nesse caso são invariáveis;

- variáveis se houver elemento determinante.

Na primeira oração não há elemento determinante, logo, “é necessário” fica invariável.

Na segunda e terceira orações há elementos determinantes: ... a entrada ...; a água ... O elemento determinante na segunda e terceira orações é o artigo a. Nesse caso, há variação das palavras.

3 – (BANRISUL) – Assinale a opção em que a concordância nominal está incorreta:

a) As matas foram bastante danificadas pelo fogo.

b) Ele trazia muito bem tratados a barba e os cabelos.

c) O carro tinha um dos faróis queimados.

d) Há muitos anos que coleciono selos e moedas raras.

e) Nesta circunstância, Vossa Excelência está enganada, Doutor Juiz.

Resposta: E

Sendo o sujeito representado por um pronome de tratamento, a concordância se efetua com o sexo da pessoa a quem se refere. Logo, o correto é: Vossa Excelência está enganado...

Atividade escrita - orações

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.

b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.

c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.

Respostas:

Ouviu-se o som da bateria e os primeiros foliões surgiram.

Não durma sem cobertor, pois a noite está fria.

Quero desculpar-me, mais consigo encontrá-los.

2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação

Resposta: E

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.

b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.

c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.

Respostas:

Ouviu-se o som da bateria e os primeiros foliões surgiram.

Não durma sem cobertor, pois a noite está fria.

Quero desculpar-me, mais consigo encontrá-los.

2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação

Resposta: E

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.

b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.

c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.

Respostas:

Ouviu-se o som da bateria e os primeiros foliões surgiram.

Não durma sem cobertor, pois a noite está fria.

Quero desculpar-me, mais consigo encontrá-los.

2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação

Resposta: E

3. (FUVEST – SP) – “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:

a) concessão b) oposição c) condição d) lugar e) consequência

Resposta: C

4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu.

2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.

3. A matéria perece, ... a alma é imortal.

4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto

b) por isso, porque, mas, portanto, que

c) logo, porém, pois, porque, mas

d) porém, pois, logo, todavia, porque

e) entretanto, que, porque, pois, portanto

Resposta: B


domingo, 19 de setembro de 2010

Atividade Escrita - Poesia Popular

1. Forme grupos de 5 componentes.
2. Continue os textos que começam com os versos:

a)Se esta rua,
se esta rua fosse minha....

b) O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada .....

c) Batatinha quando nasce....

d) Cai cai balão....

3. Em sua opinião, estes textos tornaram-se conhecidos por meio da fala ou da escrita?


4. Cite outros exemplos de textos populares.


5. Você sabe o que são quadras ou quadrinhas? Exemplifique.


6. Leia a quadrinha:

Menina dos olhos grandes,
olhos grandes como o mar,
Não me olhes com seus olhos
Para eu não me afogar.

(quadra Popular do Rio Grande do Sul)

a) Para você as quadras podem ser consideradas poemas? Por quê?

b)De quantos versos cada quadra é formada?

c) Qual nome se dá ao recurso poético que os versos terminam com o mesmo som?

7. Qual é o assunto da quadrinha que vocÊ leu?

8. Que tal você fazer uma quadrinha? Utilize um tema de sua preferência.


obs: Atividade para 6º e 7º ano

domingo, 12 de setembro de 2010

Atividade escrita - Modernismo

Colégio Estadual gov. Luiz Viana filho

Exercícios – Modernismo Lista 1

1. "A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos".

Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas:

( ) a invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses

( ) a imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira

( ) a incorporação da fala brasileira à língua literária nacional

( ) o repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à extrema correção

2. A poesia modernista sobretudo a da primeira fase (1922-1928): faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista:

( ) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores

( ) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica

( ) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário

3. Baseando-se no trecho abaixo responda obedecendo ao código:

Trem de ferro

"Café com pão / Café com pão / Café com pão / Virge Maria que foi isto maquinista" (Manuel Bandeira)

I - A significação do trecho provém da sugestão sonora.

II - O poeta utiliza expressões da fala popular brasileira

III - A temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo.

( ) se I, II e III forem corretas

( ) se I e II forem corretas e III incorreta

( ) se I,II e III forem incorreta

( ) se I e II forem incorretas e apenas III correta

4. Assinale a alternativa que se refere a Graciliano Ramos:

( ) fruto de uma reportagem de jornal, sua obra famosa - dramático libelo contra um crime de genocídio - aponta a existência de um país desenvolvido, no litoral, e outro abandonado, no meio rural

( ) com uma juventude marcada pela partição partidária, sua obra, a princípio preocupada, abriu-se para um engajamento social de tom épico e lírico, com que descreve aspectos das camadas marginalizadas da sociedade baiana

( ) autor de vasta obra, em grande parte memorialística, apresenta um apreciável painel de realidade do nordeste açucareiro, descrito em alguns romances vigorosos que mostram o drama da decadência dos velhos engenhos

( ) autor de literatura regionalista de caráter universalizante, sua prisão, por motivos políticos, forneceu-lhe material para uma obra de denúncia do atraso cultural da sociedade brasileira e das iniqüidades do Estado Novo

5. A respeito de Oswald de Andrade, é incorreto afirmar que:

( ) apesar de sua intensa participação na SAM, assumiu uma postura simpática em relação à poesia parnasiana

( ) em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicional do romance brasileiro

( ) O Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente crítica ao sistema burguês

( ) desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, com uma linguagem do cotidiano, repleta de neologismos

Simbolismo

6.. No Mordenismo diversos nomes de autores estão vinculados a revistas e grupos as que pertenciam. Qual das seguintes relações está errada?

( ) Mário de Andrade - "Klaxon"

( ) Carlos Drummond de Andrade - "A Revista"

( ) Cassiano Ricardo - "Antropofagia"

( ) Plínio Salgado - "Anta"

7.. Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente:

( ) Romantismo e Modernismo

( ) Parnasianismo e Simbolismo

( ) Simbolismo e Modernismo

( ) Barroco e Arcadismo

8.. Todos os itens encerram conquistas definitivas do Modernismo para as novas gerações, exceto:

( ) orientação da literatura num estilo nacionalista, de base humana e social

( ) espírito amadorista e anarquista; o desprezo pela técnica de composição e estrutura

( ) descentralização intelectual, através de grupos e movimentos com características próprias

( ) busca da linguagem dinâmica, expressão do momento e da realidade nacional

9. Leia as proposições abaixo e marque as seqüências que completam a frase: "O grupo modernista com a SAM (Semana de Arte Moderna) pretendeu..."

I - reagir aos movimentos literários anteriores

II - cultuar o índio como elemento característico de nossa civilização

III - repudiar a importação de idéias

IV - ver, no indianismo, o poético da lenda e do mito, elementos de autenticidade

V - expressar à velocidade, a vida febril, a aceleração do desenvolvimento

( ) I, II e V

( ) II, IV e V

( ) I, II, IV

( ) II, IV, e V


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana filho

II Alerta Ecológico

Oficina: Leitura e Produção de Texto Profª. Mara Virginia

Absurdo - Vanessa da Mata

Havia tanto pra lhe contar

A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo

Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está

Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa idéia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz

Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui

Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?

Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados

Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava

Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão

Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro

Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi

Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar

1. Leia o texto e responda:

a) Os fatos apresentado no texto podem ocorrer na nossa realidade atual? Justifique sua resposta.

b) Enumere os fatos narrados.


c) Por que desmatam tudo e depois reclamam do tempo?

d) Qual o tempo verbal predominante na letra da música?


Obs: Passar o clipe da música antes de trabalhar o texto.