Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Avaliação - História da Arte


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho      Disciplina: História da Arte          
Prof. Mara Virginia            Série: 1º ano               Turma________
Aluno (a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade - Peso (4,0)

1. A arte é um conjunto de procedimentos que são utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de que maneiras:

(A) apenas pode ser visualizada, arte se resume apenas a obras que podem ser vistas.
(B) visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra.
(C) Apenas ouvidas, pois arte tem que se ouvir, não há como sentir algo que não escutamos.
(D) Nenhuma das alternativas

2. (UEM) “É possível dizer (...) que arte é certa manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 8). Diante do exposto pelo autor, assinale o que for correto.

a) Caso uma pintura ou uma escultura, independente do prestígio social do artista, não seja admirada por um certo número de pessoas, ela já não pode mais ser considerada uma obra de arte.             
b) A definição de obra de arte varia no tempo e no espaço, porém a definição de arte como manifestação da atividade humana é a mesma em todas as sociedades no passado e no presente.
c) Certos meios expressivos como as histórias em quadrinhos não podem ser considerados obras de arte, porque, na sociedade contemporânea, somente são assim definidos os objetos expostos nas galerias e nos museus.     
d) Em uma sociedade complexa como a que vivemos, a aceitação de uma definição de obra de arte depende, entre outros fatores, das convenções estéticas e do acesso dos cidadãos às diferentes manifestações artísticas.       
e) Embora a definição de arte dependa da cultura na qual estamos inseridos, não podemos deduzir do texto que só é possível reconhecer um objeto como obra de arte quando há consenso a respeito dessa definição.

3. As pinturas rupestres no Paleolítico tinham um significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.             
b) expressavam os valores religiosos.          
c) expressavam deuses antropozoomórficos.         
d) possuíam um caráter expressionista.     
e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.

4. Quando o artista modela uma obra, exprime-se de tal modo a si mesmo que o resultado constitui um reflexo singular do próprio ser, daquilo que ele é e de como é... De certa forma, exprime uma centelha da beleza divina do Artista Divino.
Através das obras realizadas, o artista fala e comunica aos outros, aquilo que transcende muitas vezes o conhecimento humano. Sendo a arte um caminho para penetrar em mistérios, leva o homem a manifestar através da própria personalidade facetas do Belo. De acordo com essa afirmação como você conceituaria:

a) Belo ___________________________________________________________________

b) Feio ___________________________________________________________________

5. As Esculturas que hoje conhecemos, começaram destacando um aspecto da vida do homem na Pré-História. De acordo essa afirmação marque a resposta correta:
a) começaram destacando aspectos da vida  em sociedade.
b) começaram com imagens humanas e pinturas de deuses e animais.
c) começaram representando o amor  natureza.
d) começaram divinizando o homem e a natureza morta.
e) começaram alimentando a critica e sátira através da pintura rupestre.

6. A Pré-História é um dos períodos da Arte mais fascinante, sem registro escrito. Quando se analisa o Paleolítico, tem-se como característica estética o/a
a) Racionalismo.                    c) Naturalismo.
b) Geometrização.                d) Abstracionismo.


Bom trabalho!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Greve dos professores da Bahia

Professores da Bahia estão em greve por tempo indeterminado, porém a mídia não divulga, gostaria de pedir aos colegas dos outros estados que visitam o blog, publicar em suas redes sociais, email, blogs, pois estamos precisando de ajuda na divulgação da nossa luta. Desde já agradeço a todos.

Carta a comunidade baiana: porque estamos em greve

No dia 11 de abril de 2012, fez 45 dias que o valor do Reajuste do PISO NACIONAL foi publicado oficialmente pelo MEC, inclusive devendo ser pago pelos governos estaduais e municipais, retroativo a janeiro de 2012, a todos os professores do magistério do ensino básico. Porém, na Rede Estadual da Educação baiana faz cinco (5) meses que o governo Wagner assinou o ACORDO com a APLB – Sindicato, mediante proposta retirada em Assembléia da Rede Estadual no mês de novembro de 2011, referente à campanha salarial para o ano de 2012.
No acordo assinado pelo governo Wagner e pela Entidade Sindical, a APLB Sindicato, ficou definido que o reajuste do PISO seria dado a todos os professores da Rede Estadual (professores do ensino básico e professores com formação de nível superior), respeitando os padrões e graus da tabela do Plano de Carreira, porém até o momento o mesmo não foi cumprido. Diante desta situação, os trabalhadores da educação da Rede Estadual paralisaram suas atividades funcionais no dia 11/04/2012, por tempo indeterminado.
E agora Governador Wagner? Como ficará sua palavra diante do ACORDO assinado? Governo sério e que tem compromisso cumpre sua palavra e respeita os trabalhadores. Neste sentido, coerência governamental deveria rimar com reajustes salariais dignos. A Lei do PISO é Nacional e a exigência para respeitar os planos de carreira também. Será um retrocesso o desrespeito às Leis Nacionais e à carreira dos professores do estado da Bahia. Governador Wagner, na iminência desses achatamentos salariais, é inaceitável e desumano com os professores frente a sua carreira.
A APLB – Sindicato convoca a Comunidade baiana, os pais e os alunos da Rede Estadual de Ensino, para se integrar ao movimento de LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e, para tanto, convida a todos e todas a participar de um ato público na GOVERNADORIA (Centro Administrativo), na próxima quarta-feira, dia 18/4, às 9 horas.

GOVERNADOR, CUMPRA O ACORDO!
APLB-Sindicato

Proposta de redação


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho      Disciplina: Redação               Prof. Mara Virginia
Aluno (a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade - Peso (4,0)

1.       O Contexto é fundamental para que possamos entender os textos que lemos. Muitas expressões e frases são tipicamente de determinados contextos comunicativos. Escreva em qual contexto você esperaria encontrar cada um dos enunciados abaixo:
a)      Era uma vez, num reino muito distante...

b)      Prezado Senhores. Venho por meio desta...

c)       Respeitável público!

d)      Verifique a tensão da rede elétrica antes de ligar o aparelho...

e)      NÃO CONTÉM GLÚTEM.

2.       “Acordamos bastante cedo para ir explorar as lindas praias de que havíamos ouvido falar. Estávamos desejosos de conhecer a praia de Muro Alto, então fomos até lá. Chegamos e a nossa primeira impressão foi positiva. A estrada que une a praia à estrada principal está repleta de resorts e hotéis. A paisagem é linda demais, coqueiros e palmeiras de ambos os lados da estrada, torna a sensação de “estar de férias” ainda mais intensa (...) (fragmento adaptado )
Siga estas instruções.
Relate uma viagem que você tenha feito. Inicie seu relato dizendo para onde e com quem viajou. Empregue a 1ª pessoa ou do singular ou do plural. Dê título ao seu relato.
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Atividade avaliativa - produção


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Disciplina: Redação   Prof. Mara Virginia
Aluno(a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade -  Peso (4,0)                                                                               

1.       (UGMG) Sem alterar o sentido do período, reescreva-o, eliminando as palavras em destaque e fazendo as adaptações necessárias.
O que é indispensável é que se conheça o princípio que se adotou para que se avaliasse a experiência   que se realizou ontem, a fim de que se compreenda a atitude que tomou  o grupo que foi encarregado  do trabalho.
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2.       (Ceeteps-SP) Torne o texto abaixo mais enxuto, mais conciso: elimine palavras desnecessárias.
              “A árvore, oca por dentro, era muito elevada, tinha vinte metros de altura total, do chão ao topo: estava, por esta razão, prestes a cai, daí o instante, para baixo.”
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3.       Faça uma Introdução para o fragmento abaixo.
“ Enquanto seus pais queriam revolucionar a política e os costumes , a juventude de agora já não precisa combater a ditadura nem se sente sufocada pela família . Ela está mais à vontade com os códigos sociais e as tradições à sua volta(...)”.
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leitura e produção


Col. Est. Gov. Luiz Viana Filho
Português – Leitura e Interpretação – 3 º ano do Ensino Médio

Texto para as questões de 1 a 6

(...)Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa

1.       (PUC-SP) O nome criado para o título dessa composição – Sampa – expressa uma relação entre:
a)      São Paulo e Salvador.                                          c) São Paulo e Samba.
b)      avenida Ipiranga e avenida São João.               d) Avenida São João e Salvador.
2.       (PUC-SP) O texto acima constrói uma análise da cidade. Para isso o autor usa, inicialmente:
a)      Suas impressões pessoais .                          c) Informações obtidas de outros.
b)      A enumeração de dados importantes.      d) A descrição objetiva da cidade.
3.       (PUC-SP) O sentido do verso “... é que narciso acha feio o que não é espelho” pode ser encontrado também em:
a)      “porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”.
b)      “à mente apavora o que ainda não é mesmo velho”.
c)       “ nada do que não era antes quando não somos mutantes”.
d)      “quando eu te encarei frente a frente não vi o seu rosto/chamei de mau gosto o que vi...”.
4.       (PUC-SP) O verso “à mente apavora o que ainda não é mesmo velho” revela:
a)      O medo que todos os homens sentem da velhice.
b)      A ânsia do ser humano pela renovação.
c)       A aversão a tudo que já é velho e desgastado.
d)      A resistência do homem àquilo que rompe com os padrões já incorporados.
5.       (PUC-SP) No décimo quinto verso é estabelecida uma aproximação entre a cidade de São Paulo e o quilombo de Zumbi. Essa relação ocorre porque:
a)      Como os quilombos, a cidade é uma fortaleza, onde não se pode entrar livremente.
b)      A cidade, assim como o quilombo, repele os que a procuram.
c)       São Paulo, assim como o quilombo de Zumbi , representa uma esperança de liberação e de melhores condições de vida.
d)      Em São Paulo, como  acontece nos quilombos, todo negro é escravo.
6.       (PUC-SP) Identifique a afirmação correta.
a)      A caracterização dos aspectos negativos da cidade intensifica-se nos versos 10,11 e 12.
b)      No segundo verso há uma repetição desnecessária da palavra gosto.
c)       Nos dois últimos versos há uma alusão à dificuldade de adaptação, em São Paulo, sofrida pelos novos baianos.
d)      O décimo segundo verso é apenas um jogo sonoro sem sentido.