Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Redação - A sociedade moderna e o consumismo

Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho Redação Mara Virginia Peso: 5,0
ALUNO (A)___________________________________________________________

1. Leia : A sociedade moderna e o consumismo: causas e possíveis saídas para esse problema.
A sociedade moderna se caracteriza por apresentar comportamentos muito peculiares. Entre eles, o consumismo tornou-se uma marca registrada da nossa era. Os motivos para isso são os mais variados: desde um ímpeto incontrolável à necessidade de suprir carências afetivas a bens materiais e de consumo tidos como primeiras necessidades à sobrevivência. O problema é que tal comportamento nem sempre traz bons resultados. Chegamos ao ponto de essa ânsia desenfreada pelo consumo ter sido incluída entre as doenças modernas e denominada de compulsão. Cura não há, mas pode, pelo menos, ser controlada se o indivíduo tomar as providências necessárias para o caso.”

Produza um parágrafo dissertativo a partir do tema central do fragmento lido , atentando para as seguintes instruções:

  • Retire um tópico frasal do fragmento e continue sua produção.
  • Seu texto terá dois paragráfos e o máximo de 20 linhas.
  • Use apenas caneta azul
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Modelo de avaliação

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana filho
Aluno(a) __________________________________________ 1º Ano turma _______
Atividade Avaliativa Parcial da I Unidade Peso : 3,0

1.[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos —peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste,porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, nº 3, 78.

a)O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto: ( 0, 5)
( ) ao vocabulário ( )à derivação ( ) à pronúncia ( ) ao gênero ( )síntaxe.

b)Como você classificaria este texto? Jistifique sua resposta. (0,5)

c)As diferenças entre Brasil e Portugal também pode ser conhecida como: (0,5)
( ) variação regional ( ) variação linguística ( ) gíria ( ) Estrangeirismo
2. Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto: (0,5)
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!

b - Nossa! Como meu pai é
careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.

c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no
ficar.

d – E aí
mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!

e – Aquela aula de matemática foi péssima, não
saquei nada daquilo que o professor falou.

3. “Considerando a enorme e inegável importância que a escrita tem nos povos e civilizações ‘letradas’, continuamos, povos orais”. A partir deste entendimento assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa: A oralidade… (0,25)
A) nunca desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa.
B) enquanto prática social é inerente ao ser humano e não será substituída por nenhuma outra tecnologia.
C) será sempre a porta da iniciação à racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos.
D) deve ser trabalhada pela escola, mostrando as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades lingüísticas, a fala e a escrita.
E) elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais.

  1. Vício na fala
    Para dizerem milho dizem mio /Para melhor dizem mió /Para pior pio / Para telha dizem teia /
    Para telhado dizem teiado / E vão construindo telhados. (Oswald de Andrade. Obras Completas)
a) A variação linguística indetificado no textoe é: (0,25)
( ) estrangeirismo ( ) giria ( )neologismos ( ) regionalismo
b) Podemos classificar o texto em literário ou não literário? Justifique sua resposta. (0,25)


c) O autor respeita as pessoas que falam desta forma ou está crticando? Justifique sua resposta. (0,25)

Modelo de avaliação - 6º ano

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana filho
Aluno(a) __________________________________________ 6º Ano turma 06
Atividade Avaliativa Parcial da I Unidade Peso : 5,0

Em dezembro

Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela – mas antes disso já tínhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...]
- Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, já.
Nenhum confessava: os dois de castigo.
Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.
- Dou um pedaço.
- Quero a manga inteira.
- A manga inteira não. Um pedaço. [...]
- A manga inteira ou nada.
- Então nada.
Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:
- Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.
Fiquei fechado de castigo até a hora da janta.
Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai apanhar é de vara, ouviu?
Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:
- Você enredou, agora vai apanhar.[...]
Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: “Eu te amo”. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro[...]
- Pede perdão, senão eu bato de novo!
Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem bem se mexeu, como se não tivesse sentindo dor. Foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se.[...]
Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.
No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.
Luiz Vilela. Contos da infância e da adolescência. São Paulo: Ática, 2001.
  1. Quem comeu manga verde? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Por que a Vovó não queria quer eles comessem manga verde com sal? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    3. Quem é o narrador? Em que momento ele descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele? (0,5)
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    4. Em sua opinião, por que ele não acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele? (0,5) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    5. Por que o narrador bateu em Neusa? (0,5)
    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parte II

  1. Retire do texto: (1,0)
    a) 1 palavra : monossilaba tônica; 1 oxítona; 1 paroxítona e 1 proparoxítona.
    ____________________ _________________________ _____________________
    ___________________________________
    b) Duas palavras monossílabas e duas dissílabas.
    ________________________________ ________________________________
    _______________________________ ________________________________
    c) Duas palavras tríssilabas e duas polissílabas.
    __________________________________________________________________________
    d) Duas palavras no diminutivo.
______________________________________________________________________
__________________________________________________________________


  1. Separe as silabas das palavras abaixo:(0,5)

    dezembro _______________________________
    amarelar ________________________________
    manga __________________________________
    embrulhada ______________________________
    moranguinhos ____________________________


  1. Relacione: (1,0)
    (1) oxítona ( ) castigo ( ) café ( ) manga
    (2) paroxítona ( ) paroxítona ( ) árvore ( ) ninguém
    (3) proparoxítona ( ) cipó ( ) embrulhada ( ) sílaba




Sucesso!

Atividade Escrita , leitura e interpretação




1. A tirinha é um gênero textual que tem por objetivo a ironia e o humor. Na análise da tirinha em estudo, pode-se afirmar que:
A) evidencia a satisfação dos alunos em receber professor em sala, pois nos últimos anos vem ocorrendo muita falta de docentes por motivos de saúde;
B) destaca a relação afetiva entre professor e aluno, em que alunos reconhecem o valor do professor, prestam homenagens justas e valorizam o educador.
C) revela estratégia dos alunos para fugirem da prova, envolvendo o professor em situação afetiva, buscando assim alcançarem seus objetivos.
D) valoriza o aluno que sabe fazer discursos de homenagem ao professor, destacando-se como líder, bem como os alunos bons em caricaturas.
2. Há no termo bem vindo, na fala do primeiro balão, uma incorreção gramatical no tocante à
A) acentuação B) pontuação C) emprego do hífen D) ortografia
    3. Imaginem-se na posição dos alunos desta tirinha: vocês concordam com a atitude destes? O que essa atitude revela? Justifique.

    4. Imaginem-se na posição do professor: que atitude tomaria? Justifique.
5. A relação professor e aluno é muito intensa: o professor é aquele que media a aprendizagem, que estimula a curiosidade e a busca do conhecimento. O aluno é aquele que aprende a aprender, que estuda, que pesquisa, que amplia seus conhecimentos, que pensa, que critica, que faz! Pensando nesta provocação e na sua experiência como aluno, POSICIONE-SE como é a relação dos alunos com os professores em sua escola. Há situações como esta descrita pela tirinha?



Avaliação - Figuras de linguagem Modelo

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Avaliação Final de Língua Portuguesa I Unidade
Aluno (a) _____________________________________________ Peso 5,0
Série 1º ano do Ensino Médio Turma ________________ Professora Mara Virginia

1. No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada: 0,5
a) metáfora b) hipérbole c) hipérbato d) anáfora e) antítese
2. Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora: 0,5
a)Eles morreram de rir daquela cena. b) Aqueles olhos eram como dois faróis aceso
b)Ah! O doce sabor da vitória! c) Aquele velho é uma raposa
3. "Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.". Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem? 0,5
a)metonímia b)ironia c) antíntese d) hipérbole
4. A figura de linguagem que ocorre no trecho "A voz áspera daquele cantor nos fazia ter vontade de morrer" ocorre em qual outro destes? 0,5
a)Aquela melodia era música nos meus ouvidos. b)Sentia o cheiro bom das flores.
c)Cada vez que ela chegava perto, sentia o cheiro doce daquele perfume horrível.
d)Todos podiam ver como ela era parecida com sua vizinha
5. Crie eufemismo para os seguintes casos: 0,5
a) Como diria um torcedor de um time muito ruim. _____________________________________
b) Você é mentiroso. _____________________________________________________________
c) Você será reprovado. ___________________________________________________________
d) Seu trabalho de português está horrível____________________________________________
e) Seu gato morreu.______________________________________________________________

6. Nas frases abaixo há exemplos de metonímia, exceto em: 0.5
a) Lia os livros de Jorge Amado b) Vamos tomar um copo de laranjada
c) ele vendeu algumas cabeças de gado d) Sua voz é canção para meus ouvidos

7.
Vontade de beijar os olhos de minha pátria / de niná-la, de passar a mão pelos cabelos.” 0.5
( ) prosopopéia ( ) gradação ( ) hipérbole ( ) antítese

8. “ Seu sorriso se abre como asas de uma borboleta.” 0,5
( ) hiperbole ( ) prosopopéia ( ) comparação ( ) antítese

9. Identifiquem nas frases abaixo as figuras de linguagem empregadas: 1,0
a) Diante de tanta tristeza, ela preferiu faltar com a verdade.
_________________________________________


b) Estou esperando você há séculos.
___________________________________________________
c) Pela lente do amor / Vejo tudo crescer, / vejo a vida mil vezes melhor.(G.Gil)
____________________________________________________________
d) Moça Linda bem tratada, / três séculos de família, / burra como uma porta: /um amor! ( Mário de Andrade
__________________________________________________________________