Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Leitura e Interpretação (1)

Atividade



Leia:

Penso e passo


Quando penso

Que uma palavra

Pode mudar tudo

Não fico mudo

MUDO

Quando penso

Que um passo

Descobre um mundo

Não paro

PASSO

E assim que

Passo e mudo

Um novo mundo nasce

Na palavra que penso


Alice Ruiz. In Poesia para tocar na rádio. Blocos Editora, 1999

  1. Segundo Jacobson, a “poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê”. De acordo como essa concepção, que imagens ou idéias de um “novo mundo” você constrói a partir da leitura do poema?

  1. Leias os versos: Quando penso / Que uma palavra / Pode mudar tudo / Não fico mudo / MUDO

a) Apalavra mudo aparece duas vezes nesses versos. Qual a diferença de sentido entre elas? A que classe gramatical cada uma pertence?

b) A que situação você associaria a palavra mudo do ultimo verso?

  1. A palavra passo aparece no segundo e no ultimo verso da segunda estrofe do poema. Qual o sentido de cada uma delas?

  1. As palavras MUDO e PASSO destacam-se graficamente, qual o efeito desse destaque?

  1. Como você definiria o eu - lírico desse poema?