Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 12 de março de 2011

Atividade Escrita - interpretação

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Série:______________ Turma____________ Turno__________

Aluno(a)__________________________________________

1.Leia o início da crônica “Ela”, de Luis Fernando Veríssimo.

Ainda me lembro do dia em que ela chegou lá em casa. Tão pequenina! Foi uma festa. Botamos ela num quartinho dos fundos. Nosso filho ficou maravilhado com ela. Era um custo tirá-lo da frente dela para ir dormir.

Combinamos que ele só poderia ir para o quarto dos fundos depois de fazer todas as lições.

- Certo, certo.

- Eu não ligava muito para ela. [...]

a) O Narrador não informa precisamente quem chegou, mas dá algumas pistas. O que sabemos sobre ela?

b) Qual a palavra que se refere a quem chegou?

c) Qual é o sentido que a repetição dessa palavra traz para o texto?

d) Levante uma hipótese sobre qual seria o motivo das mudanças no cotidiano da família. Justifique sua resposta com elementos do texto.

e) Reescreva o texto substituindo a palavra repetida pela hipótese que você levantou.

f) Copie do texto as palavras que substitue o substantivo filho.

g) Classifique, quanto a classe gramatical, as palavra que você copiou no ítem anterior.