Colégio Estadual
Governador Luiz Viana Filho
Avaliação Parcial II
Unidade de Língua Portuguesa e Litertaura Brasileira
Professora Mara
Virginia 1º ano do EM Turma ________________
Aluno(a)
__________________________________________________________________
1. Reescreva as frases,
eliminando as ambiguidades.
a) A empregada lavou as
roupas que encontrou no tanque.
b)Comi um churrasco num
restaurante que era gostoso.
2, Observe o uso da
palavra cabeça:
Ele é o cabeça de
uma organização crminosa. / Você não sai da minha cabeça.
A multiplicidade de
sentido que uma palavra apresenta em diferente contextos chama-se:
( ) ambiguidade ( )
polissemia ( ) hiponimia ( ) heterenomia
3.O
sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses
em:
a) distratar (maltratar com palavras) / destratar (rescindir pacto ou contrato)
b) deferimento (aprovação) / diferimento (adiamento)
c) comprido (extenso em sentido longitudinal) / cumprido (realizado)
a) distratar (maltratar com palavras) / destratar (rescindir pacto ou contrato)
b) deferimento (aprovação) / diferimento (adiamento)
c) comprido (extenso em sentido longitudinal) / cumprido (realizado)
4.
.
(NCE) “...você não percebeu que atrás do mundo, o quebra cabeça
tinha um homem?” e “... se é que se quer arrumar o mundo”; a
palavra mundo nesses dois segmentos;
a) apresenta significados idênticos; b) representa significados opostos;
c) mostra significados abstratos; d) possui alguns traços em comum;
a) apresenta significados idênticos; b) representa significados opostos;
c) mostra significados abstratos; d) possui alguns traços em comum;
5. Considerando-se a
relação Veneza (cidade) – gaturamo (pássaro) como modelo, as
palavras que sucessivamente completariam a relação: Cálifornia –
pretos- morrer – Gioconda – cem mil réis, seriam:
a) estado , raça,
ação, escultura, dinheiro. b)país, povo,
fato,escultura, valor.
c)província,
etnia,acontecimento, literatura, moeda.
d)estado, raça,
acontecimento, pintura, valor.
6. (CÂM.DEP.)
Assinale a alternativa em que as palavras referem-se,
respectivamente, a
marfim, moeda e norte.
a) pecuniário -
palustre – somático b) ebúrneo - numismático –
boreal
c)mnemônico - rupestre
– estival d) ígneo - vascular – sulfúreo
7. Leia:
Infância
perdida
“Nossos ‘meninos
de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de
Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras
espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra
suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra
os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se
escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos,
insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família,
sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e
às drogas em cada esquina”
Ângela
Luíza, VEJA, maio de 2005.
A partir do texto
acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância
perdida”.