Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 28 de novembro de 2009

Modelo - Avaliação 8 série (9º ano)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Série 8ª Turma_________________

Aluno(a) __________________________________________________________

Professora: Mara Virginia Turno _____________ Peso: 5,0

Avaliação Final da IV Unidade

(O Pai deseja que todos os seus filhos cheguem a perfeição – Tomás)

Garoto linha-dura

Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse seu crime.

O pai chamou Pedrinho e perguntou:

- Quem quebrou o vidro, meu filho?

Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:

- Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? – E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

Diante disso, Pedrinho, com a maior cara de pau, pigarreou e lascou:

- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

- Você tem certeza?

- Juro.

Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas – quando o pai fez ameaça – Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e – já chateadíssimo – rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

- Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

( Stanislaw Ponte Preta. A palavra é.... humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo:Scipione, 1989.p.84-6)

I Parte – Compreensão do Texto (1,0)

  1. Por que a mãe preferiu esperar o pai chegar, mesmo sabendo que Pedrinho quebrou a vidraça?

  1. O pai de Pedrinho inicialmente chamou o filho de ‘meu filho’ e depois de ‘filhinho’. O que o pai pretendia com isso?

  1. Espinafrado é uma gíria. Qual o sentido que essa palavra tem no texto?
  2. Se você fosse o pai de Pedrinho o que você faria diante de uma situação semelhante?

II Parte – Gramatical

  1. Relacione as colunas, classificando as conjunções subordinadas. (1,0)

( a ) causal ( ) se, caso, a menos que, contanto, que...

( b ) comparativa ( ) conforme, como, consoante, segundo...

( c ) condicional ( ) (mais,menos...) do que, como, assim como...

( d ) conformativa ( ) enquanto, logo que, depois que...

( e ) temporal ( ) porque, já que, visto que, como...

  1. No período: “Ganhamos a partida, quando faltavam dois minutos para o final do jogo”, a oração destacada é subordinada adverbial: (0,50)

a) causal b) conformativa c) temporal d) final

  1. Em “ Levantou-se tão cedo que ainda estava escuro, a oração é subordinada adverbial: (0,50)

a) comparativa b) condicional c) concessiva d) consecutiva

  1. A oração destacada em “O cientista não conseguia concluir a pesquisa porque o governo não enviava verbas” indica: (0,50)

a) causa b) fim c) tempo d) consequência

  1. Assinale a alternativa errada: (0,50)

( ) Como estava doente, não pôde desfilar. (adverbial causal)

( ) O rapaz organizou a programação como a empresa pediu ( adv. Conformativa)

( ) Milena vai participar do show como foi combinado (adv. Consecutiva)

  1. Junte as duas orações num só período, usando conjunções subordinativas adverbiais. Faça as adaptações necessárias. (0,5)

a) Manoel é tão teimoso! Joaquim também é teimoso.

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b) Tudo aconteceu. Não havíamos previsto.

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c) O tempo deve continuar bom. Viajaremos amanhã cedo.

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d) Perdeu o emprego. Faltava demais.

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e) A viagem foi curta. Chegamos atrasados.

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7.Divida o período abaixo em orações, classificando as orações subordinadas adverbiais.

“ Se o cortejo for a pé, Trovão o acompanha até o cemitério, como todos haviam previsto.”

1ª oração _____________________________________________________

2ª oração _____________________________________________________

3ª oração______________________________________________________

Boa Sorte!