Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Série 8ª Turma_________________
Aluno(a) __________________________________________________________
Professora: Mara Virginia Turno _____________ Peso: 5,0
Avaliação Final da IV Unidade
(O Pai deseja que todos os seus filhos cheguem a perfeição – Tomás)
Garoto linha-dura
Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.
Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse seu crime.
O pai chamou Pedrinho e perguntou:
- Quem quebrou o vidro, meu filho?
Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.
Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:
- Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? – E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.
Diante disso, Pedrinho, com a maior cara de pau, pigarreou e lascou:
- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.
- Você tem certeza?
- Juro.
Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas – quando o pai fez ameaça – Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.
Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e – já chateadíssimo – rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:
- Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.
( Stanislaw Ponte Preta. A palavra é.... humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo:Scipione, 1989.p.84-6)
I Parte – Compreensão do Texto (1,0)
- Por que a mãe preferiu esperar o pai chegar, mesmo sabendo que Pedrinho quebrou a vidraça?
- O pai de Pedrinho inicialmente chamou o filho de ‘meu filho’ e depois de ‘filhinho’. O que o pai pretendia com isso?
- Espinafrado é uma gíria. Qual o sentido que essa palavra tem no texto?
- Se você fosse o pai de Pedrinho o que você faria diante de uma situação semelhante?
II Parte – Gramatical
- Relacione as colunas, classificando as conjunções subordinadas. (1,0)
( a ) causal ( ) se, caso, a menos que, contanto, que...
( b ) comparativa ( ) conforme, como, consoante, segundo...
( c ) condicional ( ) (mais,menos...) do que, como, assim como...
( d ) conformativa ( ) enquanto, logo que, depois que...
( e ) temporal ( ) porque, já que, visto que, como...
- No período: “Ganhamos a partida, quando faltavam dois minutos para o final do jogo”, a oração destacada é subordinada adverbial: (0,50)
a) causal b) conformativa c) temporal d) final
- Em “ Levantou-se tão cedo que ainda estava escuro, a oração é subordinada adverbial: (0,50)
a) comparativa b) condicional c) concessiva d) consecutiva
- A oração destacada em “O cientista não conseguia concluir a pesquisa porque o governo não enviava verbas” indica: (0,50)
a) causa b) fim c) tempo d) consequência
- Assinale a alternativa errada: (0,50)
( ) Como estava doente, não pôde desfilar. (adverbial causal)
( ) O rapaz organizou a programação como a empresa pediu ( adv. Conformativa)
( ) Milena vai participar do show como foi combinado (adv. Consecutiva)
- Junte as duas orações num só período, usando conjunções subordinativas adverbiais. Faça as adaptações necessárias. (0,5)
a) Manoel é tão teimoso! Joaquim também é teimoso.
___________________________________________________________________
b) Tudo aconteceu. Não havíamos previsto.
__________________________________________________________________
c) O tempo deve continuar bom. Viajaremos amanhã cedo.
___________________________________________________________________
d) Perdeu o emprego. Faltava demais.
__________________________________________________________________
e) A viagem foi curta. Chegamos atrasados.
___________________________________________________________________
7.Divida o período abaixo em orações, classificando as orações subordinadas adverbiais.
“ Se o cortejo for a pé, Trovão o acompanha até o cemitério, como todos haviam previsto.”
1ª oração _____________________________________________________
2ª oração _____________________________________________________
3ª oração______________________________________________________
Boa Sorte!