Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Atividade Escrita (2)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 7º

Prof.ª Mara Virginia

1. Das frases abaixo relacionadas, marque as que contêm oração ou orações:

( ) Que noite linda! ( ) Lindas, as noites mineiras!

( ) Já estou aqui há dois meses.

( ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.

( ) Silêncio, hospital! ( ) A estrela ainda brilhava no céu.

2. Assinale as alternativas em que não há oração:

( ) Houve muita briga naquela festa. ( ) Socorro!

( ) Que horror! ( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.

( ) Rua contramão. ( ) Atenção, curva perigosa!

( ) Despediu‑se dos amigos antes de viajar para a Europa.

( ) Caixa Econômica Federal.

  1. Classifique o sujeito das orações em: simples, composto, oculto e indeterminado.

a) Acabamos o serviço. _____________________________________________

b) Necessita-se de mais provas. _______________________________________

c) Trouxeste as encomendas? _________________________________________

d) Ocorreu uma grande confusão. ______________________________________

e) Pais e filhos devem conversar. ______________________________________

  1. Classifique o predicado das orações em: verbal ou nominal:

a) Aconteceram alguns problemas durante a viagem. ________________________

b) A chuva era forte. _________________________________________________

c) A viagem deve ter sido empolgante. ___________________________________

d) Ocorreu-me uma idéia. _____________________________________________

e) Mandaram arrancar os trilhos da rodovia. ______________________________

5. . Numere de acordo com o caso.

( 1 ) sujeito simples (2) sujeito composto (3) sujeito oculto (determinado)

(4) sujeito indeterminado (5) oração sem sujeito

( ) Estude a lição, minha filha.

( ) Havia muitas notas baixas na prova.

( ) Nesta escola encontram‑se alunos inteligentes.

( ) Falaram muito de você no clube.

( ) Come‑se bem nos restaurantes paulistas.

( ) Come‑se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.

( ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.

( ) Conversávamos todos os dias após as aulas.

( ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.

( ) Fazia muito calor em Brasília.

Boa Sorte!