I. Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao freco terral a grande vela? Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano? Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mae em fora.
Um jovem guerreiro cuja a tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz do berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.
II. O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Ceará, levando no frágil barco o filho e o cão fiel. A jandaia não quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria.Um jovem guerreiro cuja a tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz do berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.
Havia aí a predestinação de uma raça? Ambos apresentam índices do que poderia ter acontecido no enredo do romance, já que constituem o começo e o fim da narrativa de Alencar. Desse modo, é possível presumir que o enredo apresenta:
a) o relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o brqanco, de cuja união nasceu Moacir , e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil.
b) as guerras entre as tribos tabajara e pitiguara pela conquista e preservação do território brasileiro contra o invasor estrangeiro.
c) o rapto de Iracema pelo branco português Martim como forma de enfraquecer os adversários e levar a um pacto entre o branco colonizador e o selvagem dono da terra.
d) a vingança de Martim, desbaratando o povo de Iracema, por ter sido flechado pela índia dos lábios de mel em plena floresta e ter-se tornado prisioneiro de sua tribo.
e) a morte de Iracema, após o nascimento de Moacir, e seu sepultamento junto a uma canaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia.
2. (Cesgranrio-RJ) Uma das opções a seguir não caracteriza a poética de Castro Alves. Indique-a:
a) Linguagem grandiloquente, rica em hopérbole e apóstrofes.
b)Oratória adequada para temas sociais, visando ao convencimento dou ouvinte/leitor.
c) Defesa de problemas sociopolíticos, como a escravidão dos negros e os ideais republicanos.
d) Manutenção do gosto ultra-romântico, quanto ao tratamento de temas, especialmente na vertente lírico-amorosa.
e) Poesia de cunho social associada ao condoreirismo, cujo símbolo éo condor, ave que alcança grandes atitudes.
3.(Fuvest - SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
a) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
b)repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
c) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
d) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos , tidos como prosaicos.
e) cultuou sobre tudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas..
Obs: Caderno de literatura e Novas Palavras