1. Julgue (V ou F) as seguintes afirmativas:
I. Os poetas simbolistas ficaram conhecidos como “nefelibatas”, isto é, aqueles que vivem nas nuvens. ( )
II. A poesia simbolista é marcada pela musicalidade, numa tentativa de aproximar a poesia da música.( )
III. Para os poetas simbolistas o importante era sugerir e não nomear diretamente o objeto. ( )
IV. Misticismo e espiritualismo marcam a poesia simbolista como forma de combater a poesia romântica. ( )
V. No Brasil, o destaque ficou para Camilo Pessanha, o conhecido poeta de Clepsidra.( )
2. Leia as afirmações a seguir:
I. Enquanto os realistas e naturalistas combateram a sociedade com romances e contos, os parnasianos usaram a poesia para fazer crítica social.
II. Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a tríade parnasiana, destacando-se como os maiores representantes do período.
III. Uma das técnicas adotadas pelos poetas parnasianos era o enjambement, que consistia em iniciar uma frase num verso e termina-la no meio do verso seguinte.
IV. Os poetas parnasianos escreviam como se fossem monges enclausurados, no alto de uma torre.
V. O lema seguido pelos poetas parnasianos era “arte pela arte”, isto é, a poesia era a mais pura expressão da beleza.
Estão corretas as afirmações:
a) II, III, e IV
b) I, II e V
c) II, III, IV e V
d) I, II, III e V
e) II, III e V
3. (PUC-PR) Medeiros e Albuquerque, anunciando o Simbolismo, escreveu:
Pode a Música somente
Do Verso nas finas teias
Conservar no tom fluente
Tênue fantasma de ideias;
Que importa a Ideia, contanto
Que vibre a Forma sonora,
Se da Harmonia do canto
Vaga ilusão se evapora?
Nesses versos, o poeta defende valores simbolistas. Aponte a alternativa que discrimina estes valores.
a) Imprecisão das ideias, verso fácil e fluente, musicalidade.
b) Musicalidade, pensamento esquisito, fluidez e formalismo.
c) Harmonia forma-conteúdo, imprecisão, versos sem rimas nem ideias fixas.
d) Sonoridade, ideias sobrenaturais, despreocupação com o sentido das palavras.
e) Sobrevalorização da sonoridad, musicalidade, sobreposição da forma à ideia.
4. (Fuvest-SP)
Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso,
O palácio imperial de pórfiro luzente
E mármor, em prata incrustado, o nácar do Oriente.
O texto dado é a primeira estrofe do soneto “ A sesta de Nero”, de Olavo Bilac. Cite uma característica do estilo parnasiano que se comprova no texto.
Fonte: Caderno de Revisão - Editora Saraiva