Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 10 de julho de 2011

Atividade escrita - Simbolismo

1. Julgue (V ou F) as seguintes afirmativas:

I. Os poetas simbolistas ficaram conhecidos como “nefelibatas”, isto é, aqueles que vivem nas nuvens. ( )

II. A poesia simbolista é marcada pela musicalidade, numa tentativa de aproximar a poesia da música.( )

III. Para os poetas simbolistas o importante era sugerir e não nomear diretamente o objeto. ( )

IV. Misticismo e espiritualismo marcam a poesia simbolista como forma de combater a poesia romântica. ( )

V. No Brasil, o destaque ficou para Camilo Pessanha, o conhecido poeta de Clepsidra.( )

2. Leia as afirmações a seguir:

I. Enquanto os realistas e naturalistas combateram a sociedade com romances e contos, os parnasianos usaram a poesia para fazer crítica social.

II. Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a tríade parnasiana, destacando-se como os maiores representantes do período.

III. Uma das técnicas adotadas pelos poetas parnasianos era o enjambement, que consistia em iniciar uma frase num verso e termina-la no meio do verso seguinte.

IV. Os poetas parnasianos escreviam como se fossem monges enclausurados, no alto de uma torre.

V. O lema seguido pelos poetas parnasianos era “arte pela arte”, isto é, a poesia era a mais pura expressão da beleza.

Estão corretas as afirmações:


a) II, III, e IV

b) I, II e V

c) II, III, IV e V

d) I, II, III e V

e) II, III e V


3. (PUC-PR) Medeiros e Albuquerque, anunciando o Simbolismo, escreveu:


Pode a Música somente

Do Verso nas finas teias

Conservar no tom fluente

Tênue fantasma de ideias;

Que importa a Ideia, contanto

Que vibre a Forma sonora,

Se da Harmonia do canto

Vaga ilusão se evapora?


Nesses versos, o poeta defende valores simbolistas. Aponte a alternativa que discrimina estes valores.


a) Imprecisão das ideias, verso fácil e fluente, musicalidade.

b) Musicalidade, pensamento esquisito, fluidez e formalismo.

c) Harmonia forma-conteúdo, imprecisão, versos sem rimas nem ideias fixas.

d) Sonoridade, ideias sobrenaturais, despreocupação com o sentido das palavras.

e) Sobrevalorização da sonoridad, musicalidade, sobreposição da forma à ideia.

4. (Fuvest-SP)

Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso,

O palácio imperial de pórfiro luzente

E mármor, em prata incrustado, o nácar do Oriente.

O texto dado é a primeira estrofe do soneto “ A sesta de Nero”, de Olavo Bilac. Cite uma característica do estilo parnasiano que se comprova no texto.


Fonte: Caderno de Revisão - Editora Saraiva