Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Disciplina: História da Arte
Prof. Mara Virginia Série: 1º ano Turma________
Aluno (a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade - Peso (4,0)
1. A arte é um conjunto de procedimentos que são
utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o
cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo
homem de que maneiras:
(A) apenas pode ser visualizada, arte se resume apenas
a obras que podem ser vistas.
(B) visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais),
hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra.
(C) Apenas ouvidas, pois arte tem que se ouvir, não há
como sentir algo que não escutamos.
(D) Nenhuma das alternativas
2. (UEM) “É possível dizer (...) que arte é certa
manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é
admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente
algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos:
se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas
correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (COLI,
Jorge. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 8). Diante do exposto pelo
autor, assinale o que for correto.
a) Caso uma pintura ou uma escultura, independente do
prestígio social do artista, não seja admirada por um certo número de pessoas,
ela já não pode mais ser considerada uma obra de arte.
b) A definição de obra de arte varia no tempo e no
espaço, porém a definição de arte como manifestação da atividade humana é a
mesma em todas as sociedades no passado e no presente.
c) Certos meios expressivos como as histórias em
quadrinhos não podem ser considerados obras de arte, porque, na sociedade
contemporânea, somente são assim definidos os objetos expostos nas galerias e
nos museus.
d) Em uma sociedade complexa como a que vivemos, a
aceitação de uma definição de obra de arte depende, entre outros fatores, das
convenções estéticas e do acesso dos cidadãos às diferentes manifestações
artísticas.
e) Embora a definição de arte dependa da cultura na
qual estamos inseridos, não podemos deduzir do texto que só é possível
reconhecer um objeto como obra de arte quando há consenso a respeito dessa
definição.
3. As pinturas rupestres no Paleolítico tinham um
significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.
b) expressavam os valores religiosos.
c) expressavam deuses antropozoomórficos.
d) possuíam um caráter expressionista.
e) ao representar cenas de caça e animais, os homens
primitivos desejavam sucesso na caça.
4. Quando o artista modela uma obra, exprime-se de tal
modo a si mesmo que o resultado constitui um reflexo singular do próprio ser,
daquilo que ele é e de como é... De certa forma, exprime uma centelha da beleza
divina do Artista Divino.
Através das obras realizadas, o artista fala e
comunica aos outros, aquilo que transcende muitas vezes o conhecimento humano.
Sendo a arte um caminho para penetrar em mistérios, leva o homem a manifestar
através da própria personalidade facetas do Belo. De acordo com essa afirmação
como você conceituaria:
a) Belo
___________________________________________________________________
b) Feio ___________________________________________________________________
5. As Esculturas que hoje conhecemos, começaram
destacando um aspecto da vida do homem na Pré-História. De acordo essa
afirmação marque a resposta correta:
a) começaram destacando aspectos da vida em sociedade.
b) começaram com imagens humanas e pinturas de deuses
e animais.
c) começaram representando o amor natureza.
d) começaram divinizando o homem e a natureza morta.
e) começaram alimentando a critica e sátira através da
pintura rupestre.
6. A Pré-História é um dos períodos da Arte mais
fascinante, sem registro escrito. Quando se analisa o Paleolítico, tem-se como
característica estética o/a
a) Racionalismo. c) Naturalismo.
b) Geometrização. d) Abstracionismo.
Bom trabalho!