Col. Est. Gov. Luiz Viana Filho
Português – Leitura e Interpretação – 3 º ano do Ensino Médio
Texto para as questões de 1 a 6
(...)Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa
1.
(PUC-SP) O nome criado para o título dessa
composição – Sampa – expressa uma relação entre:
a)
São Paulo e Salvador. c)
São Paulo e Samba.
b)
avenida Ipiranga e avenida São João. d) Avenida São João e Salvador.
2.
(PUC-SP) O texto acima constrói uma análise da
cidade. Para isso o autor usa, inicialmente:
a)
Suas impressões pessoais . c) Informações
obtidas de outros.
b)
A enumeração de dados importantes. d) A descrição objetiva da cidade.
3.
(PUC-SP) O sentido do verso “... é que narciso
acha feio o que não é espelho” pode ser encontrado também em:
a)
“porque és o avesso do avesso do avesso do
avesso”.
b)
“à mente apavora o que ainda não é mesmo velho”.
c)
“ nada do que não era antes quando não somos
mutantes”.
d)
“quando eu te encarei frente a frente não vi o
seu rosto/chamei de mau gosto o que vi...”.
4.
(PUC-SP) O verso “à mente apavora o que ainda
não é mesmo velho” revela:
a)
O medo que todos os homens sentem da velhice.
b)
A ânsia do ser humano pela renovação.
c)
A aversão a tudo que já é velho e desgastado.
d)
A resistência do homem àquilo que rompe com os
padrões já incorporados.
5.
(PUC-SP) No décimo quinto verso é estabelecida
uma aproximação entre a cidade de São Paulo e o quilombo de Zumbi. Essa relação
ocorre porque:
a)
Como os quilombos, a cidade é uma fortaleza,
onde não se pode entrar livremente.
b)
A cidade, assim como o quilombo, repele os que a
procuram.
c)
São Paulo, assim como o quilombo de Zumbi ,
representa uma esperança de liberação e de melhores condições de vida.
d)
Em São Paulo, como acontece nos quilombos, todo negro é escravo.
6.
(PUC-SP) Identifique a afirmação correta.
a)
A caracterização dos aspectos negativos da
cidade intensifica-se nos versos 10,11 e 12.
b)
No segundo verso há uma repetição desnecessária
da palavra gosto.
c)
Nos dois últimos versos há uma alusão à
dificuldade de adaptação, em São Paulo, sofrida pelos novos baianos.
d)
O décimo segundo verso é apenas um jogo sonoro
sem sentido.