
1. Muitos poetas releram produções de séculos anteriores e as traduziram para o estilo moderno. Assim fez, cem anos depois, o modernista Manuel Bandeira com um poema do autor romântico Manuel António de Almeida. Leia os textos abaixo:
Poema de Manuel Antônio de Almeida
Mulher, irmã, escuta-me: não ames
Quando a teus pés um homem terno e curvo
Jurar amor, chorar pranto de sangue,
Não creias, não, mulher: ele te engana!
As lágrimas são galas da mentira
E o juramento manto da perfídia.
Gala = enfeite perfídia = deslealdade, traição
Tradução de Manuel Bandeira
Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredite não Tereza
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
Cai fora.
a) Qual dos poemas apresenta uma linguagem culta?
b)Os dois poemas se distinguem:
( ) pelo assunto
( ) pelo estilo
c) Bandeira é um importante representante da estética literária conhecida c0mo______________________________ enquanto Almeida pertence ao ________________________________________
d) Cai fora, utilizado por Bandeira, corresponde a qual expressão do poema romântico?
2. Responda:
a) Em qual poema o amor é tratado de modo solene?
b) Em qual poema a linguagem usada desmistifica o amor?
c) A valorização diferenciada do amor nos dois poemas dependeu fundamentalmente;
( ) da reação da pessoa amada
( ) da filosofia de vida da época em que foram escritos.
d) Existe diferença de conteúdo entre o poema romântico e sua tradução modernista?
3. Assinale, na ordem em que acontece,os passos da marcha vitoriosa de um movimento artístico literário:
( )Um novo movimento artístico passa a liderar.
( )Predomina uma determinada estética literária há algum tempo.
( ) Trava-se uma polêmica entre a nova e velha estética.
( ) Surge uma vanguarda descontente em busca de novidade.
4. pensando na música popular brasileira, responda:
a)Existem hoje textos de música com palavrões?
b)Existiam há dez anos textos de músicas com palavrões?
c) O que mudou?