Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Figuras de sintaxe ou de construção - Atividade

1. Em todos os períodos abaixo há silepse. Identifique se é silepse de gênero, número ou pessoa .
a) Vossa senhoria é compreensivo. ________________________________________
b)Neste inverno, Campos do Jordão está mais gelada. ______________________
c)Vinha gente de todo o interior e chegavam carregando a casa nas costas. ____________________________________________________
d) Todos os filhos de Adão padecemos nosssas mutilações. ( M. Bernardes) __________________________________________________________________


2. Utilize elipses e zeugmas, suprimindo termos das orações abaixo.
a) No quarto dos jovens, há tantos discos, há tanta bagunça.

b) No supermercado encontrei Maria; no shopping encontrei você.

c) Eu estive lá ontem

d) Ontem, tu estavas triste; hoje, tudo melhorou.

3. Marque as orações que tem pleonasmo.
a) Vi com meus próprios olhos tudo o que aocnteceu.
b) Eu vigio o gado, e ele me viagia a mim. ( Frei Luís de Sousa)
c)O velho vigia caiu no sono durante a noite.
d)"Morrerás morte vil da mão de um forte."(Gonçalves Dias)
e) Não aguento mais os seus caprichos.

4. Elimine o pleonasmo vicioso das orações.
a)Você não pode subir pra cima.

b)Saia pra fora agora mesmo, moleque malcriado!

c) O menino caiu um tombo.

5. Ela me viu e ria, e chorava, e balançava a cabeça e corria de lá pra cá.
Qual figura de sintaxe que aparece no período acima?