Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Modelo - Avaliação 2º ano (2)


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 2º Turma_______

Prof.ª Mara Virginia Avaliação III Unidade

1. “ Beija eu / Beija eu / Beija eu, me beija / Deixa o que seja ser” ( Marisa Monte)

Nos versos acima, emprega-se um pronome pessoal do caso reto como complemento do verbo. Na linguagem formal-culta isso é aceitável? Justifique.

2. Em cada um dos exercícios abaixo ocorrem duas frases isoladas. Relacione-as, usando um pronome relativo.

a) Recebi notícias de meu amigo. Meu amigo mora no exterior.

b) O menino foi reprovado. O pai do menino é professor.

c) não pude comparecer a festa. Você promoveu a festa.

d) a casa é nova. Moro na casa.

3. Leia: “Que me enganei, ora o vejo:

Nadam-te os olhos em pranto,

Arfam-te o peito, e no entanto

Nem me podes encarar;

Erro foi, mas não foi crime,

Não te esqueci, eu to juro:

Sacrifiquei meu futuro,

Vida e glória por te amar!” ( Gonçalves Dias)

a) Em dois versos do texto, um pronome substitui toda uma oração. Destaque os versos em que isto ocorre.

b) Retire os pronomes e identifique sua função sintática.0

4. Analise:

a) Sacrifiquei meu futuro.

b) Acreditam em deus.

c) Marisa Monte cantou no Ibirapuera.

d) o irmão do recém-nascido comprou água-de-colônia e pé-de-moleque.

Boa Sorte!