Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Modelo de Avaliação (12)

Avaliação de Língua e Literatura
Aluno (a) _________________________________ Data: __________ Turma:

1)Onde e quando começou o Renascimento?Que outro nome este mesmo movimento recebeu?
________________________________________________2)Quem escreveu o poema épico “Os Lusíadas”?
(A)Gil Vicente (B) Mem de Sá (C) Sá de Miranda (D)Luís de Camões

3)Não é próprio do Romantismo:
(A)Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
(B)Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos
(C)Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
(D)Valorizar temas fúnebres e soturnos
4)Leia o excerto a seguir ;
UM ÍNDIO
"um índio descerá de uma estrela colorida brilhante
de uma estrela que virá numa velocidade estonteante
e pousará no coração do hemisfério sul na américa
num claro instante
(...)
virá
impávido que nem muhammad ali
virá que eu vi
apaixonadamente como peri
virá que eu vi
tranqüilo e infalível como bruce lee
virá que eu vi
o aché do afoxé filhos de ghandi virá"
(Caetano Veloso)
O trecho anterior mostra, com uma visão contemporânea, determinado tipo de tratamento dado ao índio brasileiro em certo período de nossa literatura. Assinale a alternativa em que aparecem os nomes de dois autores que manifestaram tal tendência.
(A)Castro Alves e Tobias Barreto
(B)Gonçalves de Magalhães e Álvares de Azevedo
(C)Fagundes Varella e Visconde de Taunay
(D)Gonçalves Dias e José de Alencar.

5)Qual a definição que melhor se aplica ao Humanismo?
(A)é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade
(B)os poemas apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão.
( C)explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações.
(D)Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e a hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos individuos.

6)Identifiquem nas frases abaixo as figuras de linguagem empregadas:
a) Diante de tanta tristeza, ela preferiu faltar com a verdade. (__________________)

b) Estou esperando você há séculos.(_________________)

c) Moça Linda bem tratada, / três séculos de família, / burra como uma porta: /um amor! ( Mário de Andrade) (_________________)

7).Assinale a alternativa correta
b) Vozes veladas, veludas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas.... (Cruz e Sousa)
( ) Aliteração ( ) Hipérbole( ) Catacrese ( )Ironia

8). Nas frases abaixo há exemplos de metonímia, exceto em:
a) A juventude é ousada b) Vamos tomar um copo de laranjada
c) ele vendeu algumas cabeças de gado d) Sua voz é canção para meus ouvidos.

9). “Vontade de beijar os olhos de minha pátria / de niná-la, de passar a mão pelos cabelos.”
( ) prosopopéia ( ) metáfora ( )hipérbole ( )metonímia

10). “ Pátria, eu semente que nasci do vento / Eu que não vou e não venho, eu que permaneço.”
( ) Eufemismo ( ) aliteração ( ) personificação ( )catacrese

11.Qual a figura de linguagem presente no trecho abaixo
. “ Há de surgir uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorri.
Há de apagar uma estrela no céu cada vez que ocê chorar
O contrário também, bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar quando a lágrima cair.
Ou, então, de uma estrela cadente se jogar,
Só pra ver a flor do seu sorriso se abrir.” ( Gilberto Gil)

( ) antítese ( ) prosopopéia ( ) comparação ( )aliteração

12. Identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:
a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves) ________________
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor. ___________________
c) Sentou-se no braço da poltrona para descansar. ________________
d) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
13)Explique o significado das figuras de linguagem nas frases abaixo
a) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro. _________________________________________________
b) Já lhe disse isso um milhão de vezes .
_________________________________________________
c) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!”
_________________________________________________1 - (Univ. Est. Bahia) Na frase: “Todos somos os fios do tecido”, há um exemplo de:
dificuldade: 3
metonímia
metáfora
pleonasmo
eufemismo
hipérbole

2 - (FMU-SP) Na expressão: "... a natureza parece estar chorando...", do ponto de vista estilístico temos:
dificuldade: 3
antítese
polissíndeto
ironia
personificação
eufemismo

3 - (PUC- SP) Qual figura de linguagem existe em: "...vento ou ventania varrendo..."?
metonímia
aliteração
anacoluto
cacófato
Nenhuma das anteriores

Está foi para o segundo ano,2º bimestre

Obs: Atividade cedida por Leda Mota do Blog Ponto de Partida.