Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 31 de julho de 2011

Atividade escrita - trovadorismo

1. Sobre as cantigas medievais, assinale a alternativa incorreta:
a) As cantigas de amor se caracterizam por apresentar eu lírico masculino, apaixonado por uma mulher inacessível, pois ela pertence a uma classe superior a sua.

b) As cantigas de amigo, apesar de ter sido escritas por homens, apresentam o eu lírico feminino, sofrendo pela ausência de seu namorado.

c)As cantigas de maldizer se caracterizam por apresentar uma sátira indireta, sutil, irônica, evitando citar o nome da pessoa satirizada.

d) Nas cantigas de amor o cenário é cortês, local onde vive a sua senhora.

e)Nas cantigas de amigo o estribilho ou refrão e o paralelismo são frequentes.


2. Assinale a alternativa incorreta com relação ao trovadorismo.

a) O pensamento da epóca era teocêntrico, isto é, Deus como o centro do Universo.

b) A língua adotada na época trovadoresca era o galego-português, originária da Galiza, na penísula ibérica.

c) As cantigas de amor exploram o amor platônico , já que o eu lírico é um homem apaixonado por uma mulher inacessível.

d) As cantigas líricas e satíricas foram organizadas nos cancioneiros.

e) O trovadorismo foi um movimento exclusivamente poético, não dando qualquer espaço para a prosa.


Obs: Fonte Caderno de Revisão