Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Atividade escrita
1. Leia a tirinha de Mafalda e responda:
a) Levante hipótese: Por que Mafalda sabia que o palavrão era "política"
b)Qual a intenção da tira ao relacionar a palavra política com palavrão?
2) Destaque o radical das palavras abaixo:
palavrão
política
entardecer
enforcar
amanhecer
3) Escreva palavras que o radical comece com P.
4) Qual é a função sintática da expressão: "aquele palavrão", no segundo quadrinho?
5)O que provoca o humor no último quadrinho?
Marcadores:
Formação das palavras,
interpretação,
leitura,
Tirinhas
sábado, 22 de outubro de 2011
Divulgando
AGENDA DE LANÇAMENTOS:
TERCEIRO LIVRO DE POESIA
CLEBERTON SANTOS
CANTARES DE RODA
(BILÍNGUE PORTUGUÊS-ESPANHOL)
(Editora Via Litterarum)
Data: 04 de novembro de 2011
Local: 10ª Bienal do Livro da Bahia, Centro de Convenções da Bahia, Salvador
Data: 12 de novembro de 2011 (sábado)
Local: Cidade da Cultura
RUA H 170 – CONJ. JOÃO PAULO II – FEIRA BAHIA
EMAIL: oraccultura@gmail.com
Fone: 75 – 3483.2740 3224.1238
Marcadores:
Poesia
Formação das palavras 2
O acendedor de lampiões
Lá vem o acendedor de lampiões da rua!
Este mesmo que vem infatigavelmente,
Parodiar o sol e associar-se à lua
Quando a sombra da noite enegrece o poente!
Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua
E a palidez da lua apenas se pressente.
Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —
Ele que doira a noite e ilumina a cidade,
Talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
Crenças, religiões, amor, felicidade,
Como este acendedor de lampiões da rua!
(Jorge de Lima)
1. Podemos clasificar o poema como um soneto? Justifique sua resposta.
2. Por que o autor fala " triste ironia"? Justifique sua respostas com elemntos do texto.
3. Destaque os elementos mórficos da palavra infatigavelmente.
4. Destaque da segunda estrofe um sufixo nominal, indicando o seu significado.
5. Destaque da última estrofe um sufixo nominal indicativo de estado e outro indicativo de profissão.
6. Indique o radical das seguintes palavras:
desmatar
florescer
cajuzeiro
impiedoso
navegante
casebre
Obs: Adaptado da Gramática da Língua Portuguesa
Lá vem o acendedor de lampiões da rua!
Este mesmo que vem infatigavelmente,
Parodiar o sol e associar-se à lua
Quando a sombra da noite enegrece o poente!
Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua
E a palidez da lua apenas se pressente.
Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —
Ele que doira a noite e ilumina a cidade,
Talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
Crenças, religiões, amor, felicidade,
Como este acendedor de lampiões da rua!
(Jorge de Lima)
1. Podemos clasificar o poema como um soneto? Justifique sua resposta.
2. Por que o autor fala " triste ironia"? Justifique sua respostas com elemntos do texto.
3. Destaque os elementos mórficos da palavra infatigavelmente.
4. Destaque da segunda estrofe um sufixo nominal, indicando o seu significado.
5. Destaque da última estrofe um sufixo nominal indicativo de estado e outro indicativo de profissão.
6. Indique o radical das seguintes palavras:
desmatar
florescer
cajuzeiro
impiedoso
navegante
casebre
Obs: Adaptado da Gramática da Língua Portuguesa
Marcadores:
Formação das palavras,
gramática
Formação das palavras
Atividade
1. Leia o poema a seguir, de Ulisses Tavares, e responda às questões 1 e 2
Sobraram tão poucos
animais selvagens
que cabem todos
na tela da televisão.
(Viva a poesia viva, São Paulo: Saraiva, 1998)
1. O radical tele- é de origem grega. Pesquise o significado e informe outras palavras começadas com tele- que você conhece.
2.Cite outras palavras que apresentam o mesmo radical de selvagem.
3, Forme palavras com o mesmo radical de cab-
4. Forme palavras a partir do radical das palavras:
animais-
sonhadora-
cavalaria-
aventura-
5. Dê o significado dos radicais abaixo e cite algumas palavras formadas por eles.
orto
aero
fagia
xeno
Obs: Adaptado para o blog da grámatica texto,reflexão e uso de Creja e Magalhães
1. Leia o poema a seguir, de Ulisses Tavares, e responda às questões 1 e 2
Sobraram tão poucos
animais selvagens
que cabem todos
na tela da televisão.
(Viva a poesia viva, São Paulo: Saraiva, 1998)
1. O radical tele- é de origem grega. Pesquise o significado e informe outras palavras começadas com tele- que você conhece.
2.Cite outras palavras que apresentam o mesmo radical de selvagem.
3, Forme palavras com o mesmo radical de cab-
4. Forme palavras a partir do radical das palavras:
animais-
sonhadora-
cavalaria-
aventura-
5. Dê o significado dos radicais abaixo e cite algumas palavras formadas por eles.
orto
aero
fagia
xeno
Obs: Adaptado para o blog da grámatica texto,reflexão e uso de Creja e Magalhães
Marcadores:
Formação das palavras,
gramática
Assinar:
Postagens (Atom)