Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Modelo de avaliação

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana filho
Aluno(a) __________________________________________ 1º Ano turma _______
Atividade Avaliativa Parcial da I Unidade Peso : 3,0

1.[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos —peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste,porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, nº 3, 78.

a)O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto: ( 0, 5)
( ) ao vocabulário ( )à derivação ( ) à pronúncia ( ) ao gênero ( )síntaxe.

b)Como você classificaria este texto? Jistifique sua resposta. (0,5)

c)As diferenças entre Brasil e Portugal também pode ser conhecida como: (0,5)
( ) variação regional ( ) variação linguística ( ) gíria ( ) Estrangeirismo
2. Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto: (0,5)
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!

b - Nossa! Como meu pai é
careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.

c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no
ficar.

d – E aí
mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!

e – Aquela aula de matemática foi péssima, não
saquei nada daquilo que o professor falou.

3. “Considerando a enorme e inegável importância que a escrita tem nos povos e civilizações ‘letradas’, continuamos, povos orais”. A partir deste entendimento assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa: A oralidade… (0,25)
A) nunca desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa.
B) enquanto prática social é inerente ao ser humano e não será substituída por nenhuma outra tecnologia.
C) será sempre a porta da iniciação à racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos.
D) deve ser trabalhada pela escola, mostrando as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades lingüísticas, a fala e a escrita.
E) elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais.

  1. Vício na fala
    Para dizerem milho dizem mio /Para melhor dizem mió /Para pior pio / Para telha dizem teia /
    Para telhado dizem teiado / E vão construindo telhados. (Oswald de Andrade. Obras Completas)
a) A variação linguística indetificado no textoe é: (0,25)
( ) estrangeirismo ( ) giria ( )neologismos ( ) regionalismo
b) Podemos classificar o texto em literário ou não literário? Justifique sua resposta. (0,25)


c) O autor respeita as pessoas que falam desta forma ou está crticando? Justifique sua resposta. (0,25)