Colégio Estadual
Governador Luiz Viana Filho
Avaliação Parcial II
Unidade  de Língua Portuguesa e Litertaura Brasileira
Professora Mara
Virginia 1º ano do EM  Turma ________________
Aluno(a)
__________________________________________________________________
1. Reescreva as frases,
eliminando as ambiguidades.
a) Estivemos na escola
da cidadeque foi destruída pelo incêncio.
b) O juiz declarouter
julgado o réu errado.
2. No verso: Fácil é
mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. A palavra em
destaque pode ser substituida sem alteração de sentido por.
a) dissimular       
b)demonstrar           c)desmascarar           d)mostrar
3.O
sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses
em:
a)
comprimento (saudação) / cumprimento (extensão)
b) eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)
c) imergir (vir à tona) / emergir (afundar)
b) eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)
c) imergir (vir à tona) / emergir (afundar)
4, (NCE)
“Alguns são excêntricos, com formatos inexplicáveis.”Marque a
opção em que as palavras são, respectivamente, sinônimo e
antônimo de excêntricos.
a) Esquisitos / toleráveis. b) Grandiosos /sublimes. c) Soberbos / elegantes.
d) Originais / estranhos. e) Extravagantes / despojados.
a) Esquisitos / toleráveis. b) Grandiosos /sublimes. c) Soberbos / elegantes.
d) Originais / estranhos. e) Extravagantes / despojados.
5. Considerando-se a
relação Veneza  (cidade) – gaturamo (pássaro)  como modelo, as
palavras que sucessivamente completariam a relação: Cálifornia –
pretos- morrer – Gioconda – cem mil réis, seriam:
a) estado , raça,
ação, escultura, dinheiro.                     b)país, povo,
fato,escultura, valor.
c)província,
etnia,acontecimento, literatura, moeda.
d)estado, raça,
acontecimento, pintura, valor. 
6.(AFC) Marque o item
que substitui a palavra sublinhada por um sinônimo, sem prejuízo do
sentido do enunciado.
“No mesmo momento em
que a lavoura cafeeira alcança o zênite da sua prosperidade
(primeiro decênio do século), uma outra atividade vem quase
emparelhar-se a ela no balanço da produção brasileira: a extração
da borracha.” (Caio Prado Júnior)
a) declínio          
b)  aclive           c)  ápice           d) índice               
e)  Ocaso
7. Leia:  
Infância
perdida
“Nossos ‘meninos
de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de
Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras
espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra
suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra
os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se
escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos,
insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família,
sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e
às drogas em cada esquina”
Ângela
Luíza, VEJA, maio de 2005.
A partir do texto
acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância
perdida”.