Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Avaliação (Modelo)
1. Uma companhia seguradora, no Dia dos Namorados, veiculou, em revistas e jornais de circulação nacional, uma propaganda com o seguinte enunciado: “Tanta coisa pra fazer no escuro e você vai fazer logo seguro?”
a) A expressão “no escuro” pode ser entendida em dois sentidos. Quais são eles?
b) Que relação se pode estabelecer entre o sentido literal da expressão “no escuro” e o fato de a propaganda ter sido veiculada no Dia dos Namorados?
2. Identifiquem nas frases abaixo as figuras de linguagem empregadas:
a) Diante de tanta tristeza, ela preferiu faltar com a verdade. (eufemismo)
b) Estou esperando você há séculos.( hipérbole)
c) Pela lente do amor / Vejo tudo crescer, / vejo a vida mil vezes melhor.(G.Gil)( hoperbole)
d) Moça Linda bem tratada, / três séculos de família, / burra como uma porta: /um amor! ( Mário de Andrade) (ironia e comparação)
e) Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:
- “Quem me dera que fosse aquela loura estrela, que arde no eterno azul, como uma eterna vela.” (Machado de Assis) ( metáfora e comparação)
3.Assinala a alternativa correta
a) “Vi uma estrela tão alta. / Vi uma estrela tão fria! / Vi uma estrela luzindo / Na minha vida vazia. ( Manuel Bandeira)
( ) Assíndeto ( ) Anacoluto ( x ) Anáfora
b) Vozes veladas, veludas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas.... (Cruz e Sousa)
( x ) Aliteração ( ) Polissíndeto ( ) Anáfora
c) “ Umas carabinas que guardava atrás do guarda-roupa, a gente brincava com elas de tão imprestáveis.” (José Lins do Rego)
( ) Pleonasmo ( x ) Anacoluto ( ) Silepse
d) “Nossos bosques têm mais vida / Nossas vidas, mais amores”. (Gonçalves Dias)
( X ) Zeugma ( ) Silepse ( ) Anacoluto
e)” NA solidão solitude / Na solidão entrei, / Na solidão perdi-me, / Nunca me alegrarei.” ( Mario de Andrade)
( ) Polissíndeto ( x ) Anáfora ( ) Elipse
4. Nas frases abaixo há exemplos de metonímia, exceto em:
a) A juventude é ousada b) Vamos tomar um copo de laranjada
c) ele vendeu algumas cabeças de gado d) Sua voz é canção para meus ouvidos(x)
5. Assinale os itens que indicam as duas figuras de linguagem encontradas nestes versos:
“ Falta-lhe o solo aos pés; recua e corre, / Vacila e grita, luta e se ensangüenta, / e rola e tomba, e se espedaça, e morre...” (Olavo Bilac)
a) Polissíndeto (x) b) Antítese c) Pleonasmo d) Gradação (x)
6. Indique a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem.
I. “Não te esqueças daquele amor ardente / que já nos olhos meus tão puro viste”.
II. “ A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão”.
III.”A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores, porém, discordavam.”
IV. “Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos.”
d) Anacoluto, hipérbato, pleonasmo, elipse.
e) Hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto.(x)
f) Anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato.
7. “Vontade de beijar os olhos de minha pátria / de niná-la, de passar a mão pelos cabelos.”
( X ) prosopopéia ( ) gradação ( )hipérbole
8. “ Pátria, eu semente que nasci do vento / Eu que não vou e não venho, eu que permaneço.”
( ) gradação ( x ) aliteração ( ) personificação
9. “ Seu sorriso se abre como asas de uma borboleta.”
( ) zeugma ( ) prosopopéia ( x ) comparação
10. “ Há de surgir uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorri.
Há de apagar uma estrela no céu cada vez que ocê chorar
O contrário também, bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar quando a lágrima cair.
Ou, então, de uma estrela cadente se jogar,
Só pra ver a flor do seu sorriso se abrir.” ( Gilberto Gil)
( ) antítese ( x ) prosopopéia ( ) comparação
Boa Sorte!
Atenção Professores: esta atividade está com gabarito.
Série: 1º ano do Ensino Médio
Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
sábado, 13 de junho de 2009
Avaliação - modelo
Marcadores:
Atividade avaliativa,
figuras de linguagem,
modelo