Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho Série____ Turma___ Português Peso:(2,0)
Profª. Mara Virginia Aluno(a) _________________________
Leia:
Penso e passo
Quando penso
Que uma palavra
Pode mudar tudo
Não fico mudo
MUDO
Quando penso
Que um passo
Descobre um mundo
Não paro
PASSO
E assim que
Passo e mudo
Um novo mundo nasce
Na palavra que penso
Alice Ruiz. In Poesia para tocar na rádio. Blocos Editora, 1999
- Segundo Jacobson, a “poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê”. De acordo como essa concepção, que imagens ou idéias de um “novo mundo” você constrói a partir da leitura do poema? (0,25)
- Leias os versos: Quando penso / Que uma palavra / Pode mudar tudo / Não fico mudo / MUDO
a) Apalavra mudo aparece duas vezes nesses versos. Qual a diferença de sentido entre elas? A que classe gramatical cada uma pertence?(0,25)
b) A que situação você associaria a palavra mudo do ultimo verso?(0,25)
- A palavra passo aparece no segundo e no ultimo verso da segunda estrofe do poema. Qual o sentido de cada uma delas?(0,25)
- As palavras MUDO e PASSO destacam-se graficamente, qual o efeito desse destaque?(0,25)
- Como você definiria o eu - lírico desse poema?(0,25)
- Explique a metonímia nas frases abaixo. (0,5)
a) Bebeu dois copos de água. ___________________________________________
b) Precisamos de braços para o trabalho. __________________________________
c) Minha tia é um bom garfo. _________________________________________
d) Gosto de ler Guimarães Rosa. _______________________________________
Ele pôs o panamá na cabeça e saiu. ___________________________________