Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
domingo, 21 de junho de 2009
Ler é diversão
1. As hitórias em quadrinhos e as tirinhas compõem-se de quadros que, geralmente, associam duas linguagem. Quais são elas?
2. Faça uma experiência. Leia apenas a parte verbal dos quadrinhos; depois; leia apenas as imagens.
a) Sem as imagens a historia tem sentido completo?
b) E sem a linguagem verbal?
c)Qual a relaçao entre essas duas linguagem nas tirinhas?
3. O formato mais comum e tradicional dos quadrinhos é o retângulo, delimitado por linhas retas que servem para separá-los. Quantos quadrinhos tem em cada tirinha?
4. Nos contos de fada, há um narrador que nos conta a história. Nessas tirinhas, como a história é narrada?
5. Uma narrativa envolve fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos se organizam numa sequencia de de causa e efeito. Que efeito podemos observar em cada tirinha?
6. Qual a graça encontrada em cada tirinha? (humor)
7. Em que lugar ocorre os fatos narrados em cada tirinha?
8. Identifique se existe onomatopéias em cada tirinha.
Atividade para aula de Produção de Texto ( 5ª e 6ª séries)
Marcadores:
leitura,
produção de texto