Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Modelo de avaliação

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 1º Turma_______

Prof.ª Mara Virginia Avaliação III Unidade

1. Identifique a função da linguagem dos fragmentos abaixo:

a) Estou desesperado e sem saber o que fazer. Sem comida e sem água. Todos estão doentes e não consigo sair da tenda. __________________________________________________

b) VAMOS JUNTAR A FOME COM A VONTADE E COMER.

_________________________________________________________________________

c) Vozes veladas, veludosas vozes./ volúpias dos violões, vozes veladas...

_________________________________________________________________________

d) Interjeição ( subs. Fem.): palavra invariável ou sintagma que, com entonação peculiar exprime uma emoção. _______________________________________________________

e) “ minúscula lâminas de ouro encontradas em sítios arqueológicos na Escandinávia permitem que se saiba mais sobre a vestimenta, os cortes de cabelo e as praticas religiosas dos vikings”. ______________________________________________________________

2) Leia: A cidade ali está com seus enganos, / Seu cortejo de vícios e traições / Seus vastos templos, seus bazares amplos, / Seus ricos paços, seus bordéis – salões. ( Fagundes Varela. Poesias Completas. São Paulo, Nacional, 1957.)

Observe o fragmento e identifique os elementos da comunicação.

Emissor Receptor

Canal Código

Mensagem

3) Leia o seguinte poema e responda:

Lição sobre a água - Este líquido é água / quando pura / é inodora, insípida e incolor. / Reduzida a vapor. / sob tensão e a alta temperatura, / move os êmbolos das máquinas, que, por isso, / se denominam máquinas de vapor.

a) a palavra água tem valor conotativo ou denotativo? Justifique.

b) Por que o fragmento pode ser classificado como literário?

4) Indique se há conotação ou denotação:

a) O mergulhador afogou-se.

b) Afogou-se num mar de tristezas.

c) O garoto chutou a pedra.

d) Só existem pedras no meu caminho.

5) Relacione uma coluna com a outra:

( 1 ) metáfora ( ) Os mortais são covardes.

( 2 ) Catacrese ( ) Buscas a vida, eu, a morte.

( 3 ) Metonímia ( ) O manto negro desceu sobre o mundo

( 4 ) Antítese ( ) Embarcou no avião às 23 horas.

Boa Sorte!