Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
Língua
Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)
sábado, 20 de junho de 2009
Leitura e interpretação(4)
1. leia o poema de Murilo Mendes
Meninos
"Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga biboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim
É triste a luta de classes."
a) Explique o sentimento do eu lírico, ao comparar os dois meninos mencionados no texto.
b) De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra meninos funciona como substantivo comum?
c) De que maneira os substantivos são usados no texto para mostrar a diferença de classes entre os meninos?
d) Que valor expressivo tem o verso "o mar autônomo sem fim"? Observe o emprego do substantivo mar no contexto.
e) Retire do texto um exemplo de substantivo:
derivado
abstrato
próprio
concreto
f)No verso: "É triste a luta de classes.", explique por que a palavra destacada é um substantivo. Empregue-a numa frase como verbo.
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leitura