Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 28 de novembro de 2009

Modelo - Avaliação 8 série (9º ano)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Série 8ª Turma_________________

Aluno(a) __________________________________________________________

Professora: Mara Virginia Turno _____________ Peso: 5,0

Avaliação Final da IV Unidade

(O Pai deseja que todos os seus filhos cheguem a perfeição – Tomás)

Garoto linha-dura

Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse seu crime.

O pai chamou Pedrinho e perguntou:

- Quem quebrou o vidro, meu filho?

Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:

- Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? – E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

Diante disso, Pedrinho, com a maior cara de pau, pigarreou e lascou:

- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

- Você tem certeza?

- Juro.

Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas – quando o pai fez ameaça – Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e – já chateadíssimo – rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

- Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

( Stanislaw Ponte Preta. A palavra é.... humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo:Scipione, 1989.p.84-6)

I Parte – Compreensão do Texto (1,0)

  1. Por que a mãe preferiu esperar o pai chegar, mesmo sabendo que Pedrinho quebrou a vidraça?

  1. O pai de Pedrinho inicialmente chamou o filho de ‘meu filho’ e depois de ‘filhinho’. O que o pai pretendia com isso?

  1. Espinafrado é uma gíria. Qual o sentido que essa palavra tem no texto?
  2. Se você fosse o pai de Pedrinho o que você faria diante de uma situação semelhante?

II Parte – Gramatical

  1. Relacione as colunas, classificando as conjunções subordinadas. (1,0)

( a ) causal ( ) se, caso, a menos que, contanto, que...

( b ) comparativa ( ) conforme, como, consoante, segundo...

( c ) condicional ( ) (mais,menos...) do que, como, assim como...

( d ) conformativa ( ) enquanto, logo que, depois que...

( e ) temporal ( ) porque, já que, visto que, como...

  1. No período: “Ganhamos a partida, quando faltavam dois minutos para o final do jogo”, a oração destacada é subordinada adverbial: (0,50)

a) causal b) conformativa c) temporal d) final

  1. Em “ Levantou-se tão cedo que ainda estava escuro, a oração é subordinada adverbial: (0,50)

a) comparativa b) condicional c) concessiva d) consecutiva

  1. A oração destacada em “O cientista não conseguia concluir a pesquisa porque o governo não enviava verbas” indica: (0,50)

a) causa b) fim c) tempo d) consequência

  1. Assinale a alternativa errada: (0,50)

( ) Como estava doente, não pôde desfilar. (adverbial causal)

( ) O rapaz organizou a programação como a empresa pediu ( adv. Conformativa)

( ) Milena vai participar do show como foi combinado (adv. Consecutiva)

  1. Junte as duas orações num só período, usando conjunções subordinativas adverbiais. Faça as adaptações necessárias. (0,5)

a) Manoel é tão teimoso! Joaquim também é teimoso.

___________________________________________________________________

b) Tudo aconteceu. Não havíamos previsto.

__________________________________________________________________

c) O tempo deve continuar bom. Viajaremos amanhã cedo.

___________________________________________________________________

d) Perdeu o emprego. Faltava demais.

__________________________________________________________________

e) A viagem foi curta. Chegamos atrasados.

___________________________________________________________________

7.Divida o período abaixo em orações, classificando as orações subordinadas adverbiais.

“ Se o cortejo for a pé, Trovão o acompanha até o cemitério, como todos haviam previsto.”

1ª oração _____________________________________________________

2ª oração _____________________________________________________

3ª oração______________________________________________________

Boa Sorte!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Modelo - Avaliação 1º ano

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua e Literatura – 1ª série Mara Virginia
Aluno (a) _________________________________ Data: __________ Turma: _________
Avaliação Parcial II Unidade – Peso 4,0

1. Indique a opção que caracteriza a poesia lírica de Luís de Camões.
a) Apresenta principalmente a prática das cantigas de amor e cantigas de amigo, mas não é incomum que nos deparemos com cantigas de maldize e escárnio.
b) Inserida no período do Renascimento, apresenta poemas com “medidas velhas” ( versos de 7 sílabas) e com “medida nova” ( versos de 10 sílabas).
c) Seu ponto culminante é Os Lusíadas, que descreve a viagem de Vasco da Gama às Índias, enfrentando vários perigos no mar.

2. É correto afirmar que os fatores que contribuíram para o desenvolvimento cultural foram:
a) O aperfeiçoamento da impressa e o aumento da população urbana.
b) As expedições oceânicas e o desenvolvimento da matemática.
c) O desenvolvimento da economia burguesa e a contra reforma.
d) A impressa, as grandes navegações e o desenvolvimento da matemática que du origem as ciências modernas.
3. Quais os dois movimentos religiosos que marcaram o início do século XVI?

_________________________________________________________________________
4. Onde e quando começou o Renascimento?

_________________________________________________________________________
5. O introdutor do Classicismo em Portugal foi:
a) Mem de Sá
b) Sá de Miranda
c) Sá Carneiro
d) Gil Vicente
e) Camões
6. Sobre Os lusíadas, é incorreto afirma que:
a) É dividido em cinco partes e dez cantos.
b) O canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
c) Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
d) No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessiva.

7. A maior parte da obra lírica de Camões compõe-se de:
a) Poemas decassílabos
b) Poemas em redondilha menor
c) Sonetos decassílabos.
d) Sonetos em redondilha menor.
8. Cite duas características do Classicismo Português.

_________________________________________________________________________
Boa Sorte!

Modelo - Avaliação 8ª série

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua Portuguesa – 8ª série Mara Virginia
Aluno (a) _________________________________ Data: __________ Turma: _________



Avaliação I Unidade


Política e politicalha

A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.
Não é nesse jogo de intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não em o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete , e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.(...)
Rui Barbosa

1. Segundo o autor qual a palavra adequada para o exercício de uma má política? Por quê?
2. Você considera essa palavra forte? Justifique.
3. Você concorda que politicagem rima bem com criadagem, parolagem, afilhadagem e ladroagem? Justifique.
4. Dê a classe gramatical das palavras destacadas:
a. A política afina o espírito humano.
b. Ih! Mas que politicalha!
c. Esta palavra não traduz ainda o desprezo do objeto significado
d. E desperta ao ouvido uma consonância elucidativa

5. Retire do texto:
a. Uma frase nominal.
b. Uma frase verbal.
c. Um período simples
d. Um período composto


6. Retire a conjunção e classifique-as em: aditiva, adversativas, conclusivas ou explicativas.
a. Ele gritava, logo estava empolgado.
b. Os invejosos sucumbem, mas a inveja não sucumbirá nunca.
c. O bom homem marcha sempre, quer chova, quer faça sol.
d. Não lamentamos o dia de hoje, nem nos preocupemos com o dia de ontem.

Modelo - Avaliação 2º ano (2)


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 2º Turma_______

Prof.ª Mara Virginia Avaliação III Unidade

1. “ Beija eu / Beija eu / Beija eu, me beija / Deixa o que seja ser” ( Marisa Monte)

Nos versos acima, emprega-se um pronome pessoal do caso reto como complemento do verbo. Na linguagem formal-culta isso é aceitável? Justifique.

2. Em cada um dos exercícios abaixo ocorrem duas frases isoladas. Relacione-as, usando um pronome relativo.

a) Recebi notícias de meu amigo. Meu amigo mora no exterior.

b) O menino foi reprovado. O pai do menino é professor.

c) não pude comparecer a festa. Você promoveu a festa.

d) a casa é nova. Moro na casa.

3. Leia: “Que me enganei, ora o vejo:

Nadam-te os olhos em pranto,

Arfam-te o peito, e no entanto

Nem me podes encarar;

Erro foi, mas não foi crime,

Não te esqueci, eu to juro:

Sacrifiquei meu futuro,

Vida e glória por te amar!” ( Gonçalves Dias)

a) Em dois versos do texto, um pronome substitui toda uma oração. Destaque os versos em que isto ocorre.

b) Retire os pronomes e identifique sua função sintática.0

4. Analise:

a) Sacrifiquei meu futuro.

b) Acreditam em deus.

c) Marisa Monte cantou no Ibirapuera.

d) o irmão do recém-nascido comprou água-de-colônia e pé-de-moleque.

Boa Sorte!

Modelo - Avaliação 2º ano

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Língua e Literatura – 2ª série Mara Virginia

Aluno (a) _________________________________ Data: _____________

Avaliação II Unidade

Leia:


Identidade

Cabelos molhados,

Sol encharcado

Pele salgada,

Vento nos olhos,

Areia nos pés.

O Corpo sem peso

É nuvem à-toa.

O tempo inexistente.

A vida é uma boa!

Mergulho na água

Azul deste céu.

Sou peixe de ar.

Sou ave de mar.

Mergulho em mim mesmo,

Silêncio profundo.

Sou eu e sou Deus

De passagem no mundo,

Nadando sem rumo

Entre conchas de paz.

Carlos Queiroz Teles

1. Que sensação o eu lírico nos passa nesses versos?

2. Identifique os adjetivos do texto e as palavras que eles caracterizam.

3. Explique o emprego da expressão em destaque, nas seguintes frase:

a) “é nuvem à-toa.”

b) Nadava à-toa.

4) Identifique as locuções adjetivas presentes no texto e substitua-as por um adjetivo equivalente, quando possível.

5)Derive adjetivos dos seguintes substantivos do texto:

sol – vento – areia – corpo – tempo

6)O desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno

As palavras em destaque comportam-se, respectivamente, como:

a) Substantivo, adjetivo, substantivo

b) adjetivo, advérbio, verbo.

c) substantivo,adjetivo,verbo.

7)Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero:

a)esforço vão, passeio matinal.

b)juiz arrogante, sentimento fraterno.

c)cientista hindu, homem célebre.

Boa Sorte!


sábado, 14 de novembro de 2009

Termos da oração


TERMOS DA ORAÇÃO

1. Termos Essenciais

Sujeito

É o ser (pessoa, animal ou coisa) sobre o qual se faz uma declaração:

Ele está escrevendo cartas.

Classificação do Sujeito

1. SIMPLES - o que possui apenas um núcleo:

Minha irmã foi ao mercado.

  1. DESINENCIAL, OCULTO ou ELÍPTICO - o que é determinado pela desinência verbal:

Iremos à praia. ( = Nós).

  1. COMPOSTO - o que possui mais de um núcleo:

Pedro e Paulo chegaram agora.

4. INDETERMINADO - o que não de pode ou não se quer determinar. O verbo pode estar:

a) na 3ª pessoa do plural - equivalente a eles, sem informação a respeito da pessoa:

Quebraram a vidraça.

  1. na 3ª pessoa do singular (intransitivo, transitivo indireto ou de ligação) com o pronome SE , que será índice de indeterminação do sujeito:

Precisa-se de operários..

5. ORAÇÃO SEM SUJEITO ou INEXISTENTE - quando a oração é uma simples anunciação de um fenômeno, é a informação da ocorrência ou existência de algo ou apenas a indicação de tempo, quantidade ou distância.

ª. verbos que indicam fenômenos da natureza:

Anoiteceu..

  1. verbo haver quando sinônimo de existir ou acontecer, ou ainda indicando
    tempo:

Havia pessoas no jardim..

Observação - o verbo existir não é impessoal:

Existe um lustre na sala. / Existem lustres na sala.

  1. ser indicando hora, data, quantidade ou distância (único caso de oração sem sujeito em que o verbo pode ficar na 3ª pessoa do plural):

É uma hora. / São duas horas.

  1. ser, estar, ficar, continuar, fazer, ir, passar, etc. indicando fenômeno da natureza ou tempo decorrido:

É primavera. Estava tão quente!.

Fez frio. / Fez dois anos que ele partiu.

Vai para cinco anos que nos conhecemos. Já passa de um ano que trabalho lá.

muitos meninos na praça. / Deve haver muitos meninos na praça. (Verbo impessoal)

PREDICADO

É a declaração que se faz sobre o ser:

Alguns garotos gostam de nadar.

Predicação Verbal

Quanto à predicação o verbo pode ser: intransitivo, transitivo ou de ligação.

1. INTRANSITIVO

É intransitivo o verbo que tem sentido completo, não precisando, portanto, de complemento verbal (objeto). São intransitivos:

chorar dormir entrar voar, etc.

Ex.: O bebê dormiu.

2. TRANSITIVO

É transitivo o verbo que não tem sentido completo e por isso precisa de um complemento verbal (objeto). O verbo transitivo divide-se em direto, indireto e direto e indireto:

  1. direto - é o verbo que se liga a seu complemento (objeto direto) sem o auxílio de preposição. São transitivos diretos:

abrir amar comprar ver, etc.

Ex.: O menino contava as balas.

b)indireto - é o verbo que se liga a seu complemento (objeto indireto) com o auxílio de preposição. São transitivos indiretos:

acreditar concordar confiar crer precisar, etc.

Ex.: Cremos em Deus.

c) direto e indireto - é o verbo que precisa de dois complementos, um sem preposição (objeto direto) e o outro com preposição (objeto indireto). São transitivos diretos e indiretos:

atear contar (= narrar) dar preferir, etc.

Ex.: Conte uma história às crianças.

3. DE LIGAÇÃO

É o verbo cuja função é apenas ligar o sujeito a um estado, qualidade ou atributo. É claro que haverá sempre, na oração um nome que representará o estado, a qualidade, ou o atributo. Esse termo chama-se predicativo. Exs.:

Ela é feliz. Ela é generosa. Ela é minha irmã.

São verbos de ligação:

Andar continuar estar ficar parecer permanecer ser tornar-se

Lembre-se de que o verbo só é de ligação se estiver acompanhado de predicativo (estado, qualidade ou atributo), caso contrário não terá a função de ligar o sujeito ao predicativo. Será então classificado como intransitivo:

Ela continua contente (de ligação). Ela continua na escola (intransitivo).

Classificação do Predicado

O predicado pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal:

  1. verbal - é aquele que tem como núcleo um verbo (intransitivo ou transitivo):

Maria brincava no parque (Intransitivo) Vocês comeram o bolo? (Transitivo direto)

Acredito em você. (Transitivo indireto)

Entregue o embrulho a teu tio. (Transitivo direto e indireto)

2. nominal - é aquele que tem verbo de ligação e cujo núcleo é um nome, que se chama predicativo: Elas são enfermeiras.

3. verbo-nominal - é aquele que tem dois núcleos: um verbo (intransitivo ou transitivo) e um nome (predicativo):

Ele chegou febril. Os pais emprestaram o carro a Pedro preocupados.

PREDICATIVO

Predicativo é o termo que indica estado, qualidade ou atributo:

Ele viajou resfriado. Ele tornou-se culto. Ele é vendedor.

Classificação do Predicativo

  1. predicativo do sujeito - é o que se refere ao sujeito:

Minha prima está satisfeita.(Minha prima é sujeito).

  1. predicativo do objeto - é o que se refere ao objeto (direto ou indireto):

Encontrei minha prima satisfeita. (Minha prima é objeto direto).

COMPLEMENTOS DO VERBO

Os complementos do verbo são dois: objeto direto e objeto indireto.

  1. OBJETO DIRETO - é o complemento de verbo transitivo direto e um dos complementos do verbo transitivo direto e indireto; normalmente está ligado ao verbo sem preposição.

Ele quer uma xícara de chá. (Transitivo direto)

II. OBJETO INDIRETO - é o complemento de verbo transitivo indireto ou um dos complementos do verbo transitivo direto e indireto; representa o ser ou coisa a que se destina a ação, ou em cujo proveito ou prejuízo a ação se realiza.

Confie neles.

2. Termos Integrantes

  1. Complementos Verbais:

- Objeto direto:
É um complemento de um VTD, ou seja, o complemento que normalmente vem ligado sem preposição.

- Objeto indireto:
É um complemento de um VTI, isto é, o complemento que se liga ao verbo por meio de preposição obrigatória.

  1. Complemento Nominal:

- Nome: Substantivo, adjetivo ou advérbio.

- É o termo que completa a significação de um nome transitivo. Vem ligado ao nome através de uma preposição obrigatória.

Ex: Esse remédio é prejudicial ao organismo.
O juiz decidiu favorável ao réu.

- Obs.:Não confunda Objeto Indireto co Complemento Nominal!
Ex: Confio em Deus. OI - Confia em quem? Em Deus.
Tenho confiança em Deus. C. Nominal - Confiança em quem? Em Deus.

  1. Agente da Passiva:

- É o termo que indica o ser que pratica a ação quando o verbo está na voz passiva. Vêm regido pela preposição "por" e raramente pela preposição "de".

Ex: A cidade foi cercada pelo exército.

3. Termos Acessórios

ADJUNTO ADNOMINAL

É o termo de valor adjetivo que gira em torno de um núcleo substantivo ou substantivado de um outro termo da oração. O adjunto adnominal pode pertencer:

A festa estava animada e tinha muitas pessoas ricas e elegantes.

ADJUNTO ADVERBIAL

É o termo de valor adverbial que indica circunstância do fato expresso pelo verbo, intensifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do advérbio:

Todos virão de Recife.

Ele come bastante..

Morfologicamente, o adjunto adverbial pode vir representado por advérbio ou por expressão adverbial formada de preposição + substantivo (locução adverbial):

Este menino fala pouco. Às vezes comemos doces.

Classificação do Adjunto Adverbial

O adjunto adverbial é classificado de acordo com a circunstância que expressa, que pode ser:

1. de afirmação: Certamente faremos o planejado.

2. de assunto: Falaram sobre futebol. 3. de causa: Eu estava morrendo de saudade.

4. de companhia: Ela saiu com meus amigos. 5. de dúvida: Talvez vou viajar.

6. de concessão: Acredito em todos eles apesar das acusações.

7. de conformidade: Conforme a mensagem, chegará uma nova vida.

8. de exclusão: Os homens correram para a vitória, exceto o meu primo.

9. de fim: Ele vive para a esposa. 10. de instrumento: Feriu-se coma faca.

11. de intensidade: Ficaram muito felizes! 12. de lugar: Eu assisto em Goiânia.

13. de matéria: Tenho um vaso de ouro. 14. de meio: O melhor é irmos de trem.

15. de modo: Ele fala manso. 16. negação: Não conheço Uberaba.

17. oposição: Lute contra ganância. 18. de origem: Meu pai veio de família rica.

19. preço: A blusa custou dez reais. 20. de tempo: Eles conversaram pela manhã.

APOSTO

É o termo de base substantiva que se refere a um substantivo ou pronome esclarecendo, seu sentido.

Aquele é João, meu irmão.

VOCATIVO

Vocativo é a palavra ou expressão usada quando nos dirigimos a um ou mais seres:

Paulo, venha cá.

Observações:

  1. O vocativo não pertence à estrutura da oração, não exercendo nenhuma função sintática; é estudado entre os termos da oração por motivo puramente didático.
  2. Por ser palavra ou expressão de entonação exclamativa, é sempre separado do resto da oração por pausa gráfica (vírgula, ponto exclamativo ou travessão):

Crianças! Venham lanchar.

  1. O vocativo vem, muitas vezes, acompanhado pela preposição "ó"

Escuta, ó Deus, as nossas preces.

asa branca


Colégio Estadual Luiz Viana Filho
Disciplina Língua Portuguesa
Prof – Rozeane Ramos
Aluno(a)_______________________________________



ASA BRANCA



Quando oiêi a terra ardendo
Quà foguêra de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Pru que tamanha judiação?


Que brasero, que fornáia
Nem um pé de prnatação
Por farta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão


Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração


Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva caí de novo
Pra mim vortá pro meu sertão


Quando o verde dos teus óios
Se espaiá na prrantação
Eu te asseguro, num chore não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração


1. Reescreva o texto corrigindo os erros ortográficos

Modelo - Avaliação

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Disciplina Língua Portuguesa

Aluno(a)__________________________________Série........ Turma.........

Prof. Rozeane Ramos

Avaliação 1

Como uma onda

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa

Tudo sempre passará a vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir

Nem mentir pra si mesmo agora

Há tanta vida lá fora aqui dentro sempre

Como uma onda no mar!

  1. O texto é um poema. Quais das características abaixo são próprias desse tipo de texto?

a) É escrito em versos.

b) Apresenta idéias distribuídas em parágrafos.

c) A linguagem é objetiva, permitindo apenas uma leitura.

d) A linguagem é subjetiva, permitindo várias leituras.

e) Tem por objetivo informar.

f) Tem por objetivo emocionar.

  1. Você concorda com a afirmação “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”? Justifique.

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................

  1. “A vida vem em ondas como um mar”. O que há de comum entre a vida e o mar que permite essa comparação?

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  1. Com base no trecho: “tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo”, é correto afirmar:

a) Os olhos enganam, atrapalham a percepção mais apurada do homem.

b) A percepção do mundo se modifica a cada experiência vivida.

  1. Você acha que podemos impedir a vida de mudar? É possível fugirmos do ir e vir dos acontecimentos?

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  1. O que significa “mentir para si mesmo”? Podemos enganar a nós mesmos sobre o que pensamos ou sentimos? Justifique.

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................

Obs. Há palavras na Língua Portuguesa que possuem mais de um significado – as chamadas palavras polissêmicas.

Ex: Adoro sorvete de manga. (fruta)

Rasguei a manga de minha camisa.( parte da roupa)

O gado foi para outra manga. (pasto)

Onda: 1. moda, ciclo. 2. conversa mole, boato falso.3.massa de água que se move principalmente na superfície do mar e se quebra na praia.

  1. Indique o significado que a palavra onda apresenta em cada um dos trechos a seguir:

a) ‘a vida vem em ondas”.......................................................................................

b) ‘como uma onda no mar”...................................................................................

  1. O que significa , na linguagem popular, as expressões pegar onda e tirar onda?

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................

domingo, 8 de novembro de 2009

Edital - Curso de Pós Graduação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

Edital de Abertura de Inscrições

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL - PpgLDC

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção 2010 do curso de Mestrado do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL estarão abertas aos profissionais de Nível Superior, portadores do Diploma de Graduação Plena, em Letras ou áreas afins (graduados em áreas de humanas).

1. NÚMERO DE VAGAS

20 vagas

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PpgLDC, Anexo do Módulo 2, Campus Universitário, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais) por inscrição, que deverá ser efetuado exclusivamente na Tesouraria da UEFS (GEFIN/PROAD- PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL).

2.2 As inscrições serão feitas pessoalmente, ou por representante com apresentação de procuração, com poderes especiais para efetivar a inscrição, acompanhada da cópia da Cédula de Identidade do Candidato e original da Cédula de Identidade do Procurador, não havendo necessidade de reconhecimento de firma.

2.3 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, pendente, ou com fotocópia ilegível.

2.4 Período de inscrições: 16 de novembro a 04 de dezembro 2009

2.5 Os candidatos portadores de diploma de Graduação e/ou Pós-Graduação obtido no exterior deverão apresentar sua documentação revalidada na forma da lei.

2.6 Por um período de três (03) meses, a contar da homologação, o candidato poderá requerer a devolução do currículo comprovado.

2.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão informar o fato em campo próprio, no formulário de inscrição.

3. DOCUMENTAÇÃO

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado:

1. Ficha de inscrição preenchida (fornecida no local);

2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00);

3. Cópia e original do Diploma/Certificado de conclusão de Curso Superior de duração plena. Alunos concluintes de cursos de graduação poderão se inscrever desde que apresentem atestado de que são concluintes e, em sendo aprovados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso na data da matrícula;

4. Cópia e original do Histórico Escolar de Graduação Plena ;

5. O aluno provável concluinte deverá apresentar cópia e original do atestado de conclusão do curso;

6. Curriculum Vitae atualizado e comprovado ;

7. Plano Preliminar de Pesquisa (pré-projeto), máximo de 05 páginas (times new roman, fonte 12, espaçamento 1,5), com os seguintes itens:

1. Tema (obrigatoriamente dentro de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no PpgLDC)

1.1 Objetivos

2.0 Delimitação teórica

2.1.Procedimentos (metodologia)

3.0 Referências (bibliografia)

4. LINHAS DE PESQUISA

Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Programa respondem à Área Básica LETRAS, à Área de Concentração Literatura e Diversidade Cultural, e constam no site do PpgLDC ( www.uefs.br/ppgldc). Os projetos reúnem-se em duas Linhas Gerais de Pesquisa, a saber:

1. POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS

Estudos de práticas e teorias literárias, bem como de outros sistemas narrativos, levando-se em conta tanto suas especificidades discursivas, como suas possibilidades de articulações interdisciplinares.

2. LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS

Estudos de discursos e de manifestações do texto literário, articulando as configurações do lugar ideológico das representações de identidade, tais como nacionalidade, território, classe, poder, gênero e etnia.

5. SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1 Período: 16 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010

Local: Prédio de Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, Sala 17, Módulo II, Campus Universitário, UEFS.

OBS: Será exigido documento de identificação para acesso ao local das provas.

Etapas:

A Seleção para o Curso de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural da UEFS consta de:

Etapa - classificatória: Avaliação do plano preliminar de pesquisa. (pré-projeto de dissertação) e análise da documentação exigida na inscrição;

Etapa - eliminatória e classificatória: Prova de Conhecimento Específico, contendo duas questões, abordando aspectos teóricos e análise de textos literários de poesia e de prosa (dia 07 de janeiro de 2009, das 9 às 13 horas);

3ª Etapa - eliminatória: Prova de Proficiência em uma Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês (dia 19 de janeiro de 2010, das 9 às 13 horas)

Obs: Permite-se consulta a dicionários monolíngue. Contudo fica a cargo dos candidatos providenciá-los, uma vez que o programa não se responsabiliza por fornecê-los.

Candidatos estrangeiros devem fazer a prova de proficiência em língua portuguesa.

Alunos que obtiveram aprovação nesta etapa, nas Seleções 2008 e 2009, podem solicitar dispensa da Prova de Proficiência, através de Requerimento, no momento da inscrição.

Etapa eliminatória e classificatória: Após realização das provas, e tendo o candidato obtido classificação, será convocado para entrevista, na qual se discutirá seu plano preliminar pesquisa (dias 27 e 28 de janeiro de 2010, conforme escalonamento que será divulgado junto ao resultado).

PRÉ-ORIENTAÇÃO: Encontro com provável orientador para pré-orientação nos dias 02 a 06/02/2010.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: (a partir das 15h e disponibilizado no site)

Etapa: até 10/12/2009;

Etapa: até 11/01/2010;

Etapa: até 23/01/2010;

Etapa: até 30/01/2010.

7. DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

A prova de conhecimento específico consistirá de duas questões sorteadas a partir dos textos abaixo relacionados.

1. ALVES, Eurico. Poesia. Salvador: Fundação das Artes, 1990.

2. FRAGA, Myriam. Poesia Reunida. Salvador: Academia de Letras da Bahia, 2008.

3. ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. Reunião. ( Poesia - qualquer edição)

4. RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. (Qualquer edição).

5. TORGA, Miguel. Contos da Montanha. (Qualquer edição).

6. Árido Movie (2005, filme), direção de Lírio Ferreira.

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

1. PEREIRA, Roberval. “A Unidade Primordial da Lírica Moderna”. In: FONSECA, Aleilton & PEREIRA, Rubens Alves (org.).Rotas & Imagens: Literatura e Outras Viagens. Feira de Santana: UEFS, 2000.

2. FONSECA, Aleilton. “O Poeta na Metrópole:’ Expulsão’ e deslocamento”. In: FONSECA, Aleilton & PEREIRA, Rubens Alves (org.).Rotas & Imagens: Literatura e Outras Viagens. Feira de Santana: UEFS, 2000.

3. SANTIAGO, Silviano. Artigos: “Atração do Mundo”; “O Cosmopolitismo do Pobre.”; “Uma Literatura Anfíbia”; “Literatura e Cultura de Massa”. In: O Cosmopolitismo do Pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

4. OLIVIERI-GODET, Rita. Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABL; Feira de Santana: UEFS Ed.

5.. SANTANA, Maria Helena. Notícias do Paraíso: o povo rural , in Actas do Colóquio Comemorativo do Nascimento de M. Torga, (M. Fátima Marinho, org.), NEL – Studies in Literature, 8, Porto, FLUP / Munchen, Martin Meidenbauer, 2008, p. 155-165.

6. NAGIB, Lúcia. A Utopia no Cinema Brasileiro. São Paulo: COSAC & NAIFY,2005.

Obs: As referências acima são sugestões. Outras fontes podem ser utilizadas pelos candidatos.

9. PRÉ-MATRÍCULA e MATRÍCULA

9.1 Para a pré-matrícula, os candidatos deverão comparecer, em 05/02/2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30, à Secretaria do Mestrado para escolha das disciplinas que irão cursar. Em seguida, na mesma data, devem se dirigir à Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no prédio da Reitoria, no 1º andar, setor de Pós-Graduação, munidos de fotocópias e originais dos documentos, abaixo:

a) Diploma de conclusão do curso de graduação ou Certificado de conclusão e Histórico Escolar. Aceitar-se-á, para matrícula, na falta do Diploma, Certificado de Conclusão do curso de Graduação. Se o referido Diploma não for apresentado em até 12 (doze) meses após o início das aulas do curso de mestrado, o aluno será automaticamente desligado do Programa de Pós-graduação;

b) Certidão de Nascimento ou Casamento;

c) Cédula de Identidade

d) CIC;

e) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição

f) Prova de quitação com o Serviço Militar, quando cabível;

g) Ficha de Cadastro devidamente preenchida, (entregue na Secretaria do PpgLDC);

h) 01 foto 3 X 4 (recente).

9.2 A matrícula será efetivada na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no prédio da Reitoria, no 1º andar, setor de Pós-Graduação, no dia de 24 março de 2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 com a assinatura do comprovante de matrícula.

9.3 A matrícula será feita pessoalmente ou por representante, com procuração pública.

9.4 Não será aceita matrícula com documentação incompleta, pendente ou fotocópia ilegível.

9.5 O candidato, após a entrega dos documentos de matrícula, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural, deverá apresentar-se ao Serviço de Saúde Universitário (SESU) para agendar avaliação e inspeção de saúde nesse serviço da UEFS.

10. INÍCIO DO CURSO

Março de 2010

Feira de Santana, 29 de outubro de 2009.

JOSÉ CARLOS BARRETO DE SANTANA

Reitor