Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Termos da oração - atividade de revisao

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Atividade de Revisão

1. Leia o trecho abaixo e acendi um cigarro, disposto à leitura dos jornais do dia. Mas, ao levantar os olhos para certo lado da vizinhança, dei com os de alguém que me fitava; fiz com a cabeça um cumprimento quase involuntário, e fui deste bem pago, porque recebi outro com os juros de um sorriso; e, ou porque aquela manhã era alegre e animadora como o sorriso que desabotoou nos lábios da minha vizinha, o certo foi que neste dia escrevi os meus melhores versos e no seguinte conversei a respeito destes com a pessoa que os inspirou.” ( Aos vinte anos – Aluisio de Azevedo)

Faça uma lista das formas verbais presentes em seguida faça as atividades propostas:

a) “ Tomei a minha xícara de café quente e no trecho.

b) Qual tipo de verbo predomina na seqüência narrativa.?

c) Quantos períodos existem na seqüência narrativa?

d) Qual tipo de predicado predomina no parágrafo?

2. Faça a associação: a) pred. verbal (com verbo intransitivo); b) pred. verbal (com verbo transitivo); c) pred. nominal (com verbo de ligação);

01) ( ) Vera voltou para casa pela manhã.

02) ( ) O rapaz estudou a lição do dia.

03) ( ) Estavam roxos os olhos da criança.

04) ( ) O gato de porcelana virou um monte de cacos.

05) ( ) O sol surgiu radiante.

06) ( ) Ao vencedor deram as batatas.

07) ( ) O avarento tem o ouro .

08) ( ) A estória parecia confusa.

09) ( ) Deles depende o mundo de amanhã.

10) ( ) Acusaram de injusto o diretor.

11) ( ) Poucos compreendem o valor da virtude.

12) ( ) O sertanejo esteve algum tempo hesitante.

13) ( ) A maioria tinha o réu por inocente.

14) ( ) Chegou a noite do baile.

15) ( ) O vento transformou o mar calmo em agitado.

16) ( ) Parece transparente o céu.

18) ( ) O aluno entrou na sala apavorado.

3. Leia: O baset parecia triste. A menina triste olhava para o baset.

a) Qual o sujeito de cada frase?

b) Qual a oração em que o termo triste liga-se ao sujeito por intermédio de um verbo?

c) Classifique o predicado das frases.

4. Livros são objetos complicados para algumas pessoas.

a) Sublinhe o verbo.

b) Classifique quanto à predicação

c) Indique o predicativo