Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atividade escrita 2011.1

Nome da escola: _________________________________________________

Aluno(a):_____________________________________________nº: Série:___________

1. Pesquise em seu caderno de redação:

a) Definição de fábula e sua origem.

b) Copie três fábulas.

2. O texto abaixo está sem pontuação.

a) Separe com uma barrinha (/) cada informação, depois discuta (em dupla) sobre qual pontuação usar no lugar das barrinhas e, enfim, reescreva o trecho, pontuando-o.

Gambá

Todo mundo sabe que o gambá é um bicho muito fedorento mas o fedor é um jeito que o gambá

Arranjou de espantar os outros bichos que não poderiam atacá-lo Além do cheiro ele tem outra manha quando percebe o perigo se finge de morto

(ABC do Zôo, Pedro maia, Companhia das Letrinhas)

2. Leia os trechos das fábulas e comente (dupla) sobre a impressão que a leitura lhe causou. Em, seguida, reescreva- os (em seu caderno) os trechos abaixo de maneira que as palavras AÍ, DAÍ e E não apareçam tantas vezes.

A rã e o touro

Um grande touro passeava pela margem de um riacho e aí a rã ficou com muita inveja do seu tamanho e de sua força daí começou a inchar fazendo um enorme esforço para ficar tão grande quanto touro aí perguntou as suas companheiras de riacho se já estava do tamanho do touro aí elas responderam que não.

(Fábula do Esopo, Ruth Rocha, FTD)

A rã

Daí a rã tornou a inchar e inchar nem assim alcançou o tamanho do touro. E pela terceira vez tentou inchar e fez isso com tanta força que acabou explodindo por culpa de tanta inveja.

A cigarra e a formiga

A cigarra passou todo o verão cantando enquanto a formiga juntava seus grãos.

Aí quando chegou o inverno a cigarra pediu que a formiga lhe desse o que comer.

Daí a formiga perguntou o que ela havia feito durante o verão e ela disse que havia cantado e a formiga respondeu que agora deveria dançar.

(Fábulas do Esopo, Ruth Rocha, FTD).

4. Assista ou ouça as fábulas que preparamos a você. Em seguida, escreva e faça a ilustração da fábula que mais gostou.

Atenção:

Professor (a), após essas dinâmicas e outras que você realizou com a turma, prepare um roteiro de orientações e dê autonomia aos estudantes. Pode ser uma sala ambiente, contação de fábula ou dramatização.


Atividades elaboradas por Geisa M. M. M. Zulianelli – CEAA – 2010