Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Poema X poesia

Poema versus poesia

(Realize sua pesquisa utilizando dicionário, enciclopédia, livros diversos ou internet).

1. Diferencie poema e poesia.

2. O que são versos? Cite um exemplo.

3. O que são estrofes? Copie um poema e enumere as estrofes.

4. Copie uma estrofe de um poema e circule as rimas.

5. Copie uma quadrinha, uma canção e uma brincadeira de sua fase infantil.

6. Complete os espaços e faça a ilustração de acordo com sua produção.

Eu sou...

Eu gosto muito quando...

Fico triste quando...

Meus amigos dizem que...

Fico desanimado quando...

Minha maior qualidade é...

Às vezes eu...

Sonho com...

7. Complete o acróstico e depois produza seu com carinho e criatividade.

Pequena

Alegre

Um dia eu fui...

Livre, leve

Agora eu sou.

8. Leia e faça a ilustração do poema “Pardalzinho, de Manuel Bandeira.

Pardalzinho
O pardalzinho nasceu
Livre. Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou
No jardim; a alma, essa voou
Para o céu dos passarinhos!
(Petrópolis, 10-3-1943)


Responda:

a) Que sensação a leitura do poema de Manuel Bandeira provocou em você?

b) Que trecho do poema o fez sentir-se assim?

(c) Numere as palavras abaixo com o código: (1) proparoxítona (2) paroxítona (3) oxítona

livre ( ) prisão ( ) asa ( ) árvore ( ) enterrou ( ) cuidados ( ) morreu ( ) pétala ( )

d Recorte de jornais ou revistas palavras: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, classificando-as.

9. Pesquise alguns poemas de Manuel Bandeira: Andorinha, Poema tirado de uma notícia de jornal, Balõezinhos, Trem de ferro, Porquinho-da-índia, O bicho, Os sapos e O menino doente, entre outros. (Obs.: Vamos organizar um painel e fazer declamação)

Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira e acesso: 28 ago. 2010.

Atividades elaboradas por Geisa M. M. M. Zulianelli – CEAA – 2010



Obrigada Geisa por sua colaboração!