Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 12 de março de 2011

Atividade Escrita (3)2011

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Disciplina: Português Prof: Mara Virginia

Aluno(a)__________________________________________________________

Série:______________ Turma____________ Turno__________

1. Leia um trecho da letra da canção “Malandragem”, de Cazuza e Frejat.


Quem sabe eu ainda sou uma garotinha

Esperando o ônibus da escola sozinha

Cansada com minhas meias três quartos

Rezando baixo pelos cantos

Por ser uma menina má

Quem sabe o príncipe virou um chato

[...] Eu só peço a Deus

Um pouco de malandragem

Pois sou criança e não conheço a verdade

Eu sou poeta e não aprendi a amar.

[...]


a) Reescreva o primeiro verso substituindo a expressão 'QUEM SABE' por outra de sentido equivalente.

b) O pronome quem pode ser usado como indefinido, interrogativo ou relativo. como se classifica nesse verso?

c)Princípes são personagens frenquentes em certo gênero textual. Qual?

d) Os princípes costumam viver uma situação que aparece invertido na letra da canção. Qual é ela?

e) Por que o eu lirico pede a Deus um pouco de malandragem? Levante uma hipótese.

f) Em sua opinião qual seria a verdade que as crianças devem conhecer?

g) em sua opinião existe relação entre ser poeta e saber amar? Justifique sua resposta.

h) Retire do texto palavras que são classificadas como:

Substantivo

Verbo

Numeral

Adjetivo

Artigo

Preposição

Conjunção

Advérbio