Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 26 de julho de 2009

A organização dos textos



A organização dos textos

Os textos se organizam de formas diferentes. Eles podem ser narrativos, descritivos, argumentativos, explicativos e conversacionais.

Texto 1 Naufrágio na banheira

Um radioamador dinamarquês de 52 anos mobilizou as forças de salvamento da Marinha de seu país para resgatar o seu barco que estava naufragando. Foram horas e horas de pedido de socorro (a voz meio enrolada aumentando o clima de desespero) e muito empenho das autoridades em localizar o ponto de origem das mensagens para achar o barco. Acharam: era um barco de papel que estava afundando na banheira da casa do infeliz. A língua enrolada, claro, era porque o dinamarquês estava completamente bêbado. E vestido de marinheiro. ISTOÉ, abril, jan. 2000)

Texto 2 Sagitário (23/11 a 21/12) Otimistas e francos são os nascidos sob o signo de Sagitário. A regência de Júpiter faz dos sagitarianos pessoas expansivas. Símbolo: centauro, figura mitológica, metade cavalo, metade homem. Atira flechas para o céu, buscando a conquista espiritual. Ensina sabedoria e heróis e deuses do Olimpo (...) Almanaque Brasil

Texto 3 Época: Numa entrevista recente, o senhor defendeu o papel da Carla Perez na cultura popular. A bunda é patrimônio nacional?
DaMatta: A bunda é outro lado do corpo, a boca fala, a bunda também. As coisas localizadas abaixo da cintura, que nas sociedades burguesas foram reprimidas e viraram pornografia, no Brasil soa parte de ma região marginal: o grotesco e o cômico. No nosso caso , a bunda fica entre o ridículo, o audaz. O bonito e o grotesco. Depende de como ela surge, de quem a possuí, do contexto e de quem olha.(...) (Roberto DaMata, in: Época, Globo, São Paulo. Maio de 19999)

Texto 4 Quem somos, afinal, nós, brasileiros? Se pegarmos o problema pela raiz (etimológica), descobrimos que somos, antes de mais nada, frutos de uma tropelo da gramática. Pelo menos é o que garante um de nossos primeiros historiadores, Francisco Varnhagen – o visconde de Porto Seguro.
De acordo Varnhagen, “brasileiros” eram os homens engajados no tráfico de pau-brasil, “do mesmo modo que se dizem baleeiros os que vão à pesca das baleias, e que se denomina negreiros aos que se ocupavam do tráfico de africanos(...) (Eduardo Bueno)

Texto 5 (....) – Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
- Minhas saudações aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
- Como é?
- Aí, galera.
- Quais são as instruções do técnico?
- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona da preparação, aumentam as possibilidades de, recuperar o esférico, concate-narmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade... (CORREIO BRAZILIENSE, 13 de maio de 1998)