Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rosa de Hiroshima


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Redação


Rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.


Composição: Vinícius de Moraes e Gerson Conrad


1. Qual é o tema desse poema?

2. Retire do poema as palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.

3. O poema pode ser divido em duas partes: causa e conseqüência. Identifique-as.

4. Explique a metáfora expressa em: “ A rosa de Hiroshima”

5. Que sensação o poema provoca em você? Justifique.

6. “Sem cor sem perfume / Sem rosa sem nada”. Explique o sentido da expressão sem nada nesse contexto.

7. Como cidadão, você aprova o uso do dinheiro público para fabricar armamentos?