Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 10 de abril de 2010

Questões e testes de vestibulares

Questões e testes de vestibulares

1. (PUCSP) Nos trechos: “... nem um dos atores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major.” E “...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja.” Encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopéia e hipérbole b) hipérbole e metonímia
c) metonímia e eufemismo d) metonímia e prosopopéia

(UFSM-RS) Leia o fragmento a seguir.

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco
(...)
Augusto dos Anjos, Eu, Rio de Janeiro, Livr. São José, 1965.

A partir desse soneto, é correto afirmar:

I.Ao se definir como filho do carbono e do amoníaco, o eu lírico desce ao limite inferior da materialidade biológica pois, pensando em termos de átomos (carbono) e moléculas (amoníaco), que são estudados pela Química, constata-se uma dimensão onde não existe qualquer resquício de alma ou de espírito.
II. O amoníaco, no soneto, é uma metáfora de alma, pois, segundo o eu lírico, o homem é composto de corpo (carbono) e alma (amoníaco) e, no fim da vida, o corpo (orgânico) acaba, apodrece, enquanto a alma (inorgânica) mantém-se intacta.
III. O fragmento principia descrevendo as origens da vida descreve sua infância que provavelmente foi feliz.
Está(ão) correta(s)
a)apenas II. b)apenas III. c)apenas I e II. d)apenas I. e) apenas II e III.


Fonte: Internet