Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Redação - Introdução

Existem várias formas de começar uma introdução, mas todos dependem do tipo de ideia-núcleo e da relação que esta mantém com as ideias secundárias. Você pode escolher com base em:

1.Declaração inicial - você faz uma declaração do seu ponto de vista e em torno dessa declaração desenvolva as ideias secundárias.

Ex: O hábito de correr, benéfico para o coração, os pulmões e a manutenção da forma física, também origina sérios problemas, principalmente, ortopédicos.

2. Definição - Dependendo do tema você pode começar usando uma definição do assunto abordado e as ideias secundárias explicam a definição expressa na ideia-núcleo.

Ex: O homem não é existência:é ausência. É a definição perfeita da falta de algo interior, indefinível e misterioso. Todos nós, seres humanos, somos, no entanto, exceções, por nossa individualidade e essência únicas; exceções de um única regra, traço de igualdade, a que chamamos de solidão. a solidão é a regra de nossa exist~encia. Em função dela buscamos viver, na tentativa incessante de nos completarmos. ( Lara de Mendonça André, aluna da 3ª série do ensino médio)

3. Alusão Histórica - pode ocupar parte do parágrafo explicando fatos do passado ou presente. Trata-se de iniciar um parágrafo, fazendo alusão a um fato acontecido, real ou fictício.

Ex: Em algum dia, perdido na noite dos tempos, há cerca de seis mil anos, o homem lançou seu primeiro barco na água, e, flutuando, movimentou-se pela primeira vez fora de terra firme.

4. Interrogação - serve mais como recurso retórico, uma vez qye a questão levantada dese ser respondida pelo próprio autor,no mesmo parágrafo e nos seguintes, portanto cuidado ao iniciar com a interrogação.

Ex: Será que os brasileiros, nos tempos atuais, seriam capazes de dar a prórpia vida pelo país? Certamente não. Foi-se o tempo em que o amor a pátria era colocado em primeiro plano, chegando até mesmo aos níveis de adoração e idoçatria. (Cintia Broco, aluna)

5 - Omissão de dados identificadores. Esse tópico visa a criar um certo suspense no leitor, por intermédio da ocultação de elementos que somente aparecerão no desenvolvimento do parágrafo. Vejamos um exemplo:

De uns tempos para cá, tem surgido um elemento novo no cenário político nacional. Extremamente movediço, ele sempre aparece onde não se espera. Se o espreitamos, ele se esconde, em hibernação cautelosa.

Estas são algumas formas de inciar sua introdução, mas existem muitas outras como a citação de um trecho ou opinião de uma autor renomado, a exemplificação de figuras grandiosas entre tantas outras formas,mas lembre-se que o que mais importa é que você use seus conhecimentos com ideias originais e interessantes.