Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Termos da oração(2)

Exercícios - termos da oração

Obs: Atividade para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:

( ) Que noite linda!

( ) Lindas, as noites mineiras!

( ) Já estou aqui há dois meses.

( ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.

( ) Silêncio, hospital!

( ) A estrela ainda brilhava no céu.

2. Assinale as alternativas em que não há oração:

( ) Houve muita briga naquela festa.

( ) Socorro!

( ) Que horror!

( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.

( ) Rua contramão.

( ) Despediu‑se dos amigos antes de viajar para a Europa.

( ) Atenção, curva perigosa!

( ) Caixa Econômica Federal.

3. Indique se as frases abaixo contêm uma ou mais orações. Não se esque­ça de primeiramente sublinhar os verbos:

a) As velas são negras, negros os mastros, negra a tripulação.

b) Quem entra por aí, cai na escravidão.

c) As estrelas não eliminam a noite.

d) Olha‑se para cima e vê‑se o firmamento pálido.

e) A glória tinha sido fabricada pelo redator‑chefe da revista e apoiava‑se em murmurações.

4. Nas orações abaixo, sublinhe com um traço o sujeito e com dois o pre­dicado:

a) Não gastamos dinheiro em coisas supérfluas.

b) Contaram‑me um fato espantoso.

c) Na praia fazia muito calor.

d) Chegou atrasado no ginásio o ônibus escolar.

e) Alugam‑se chalés nesta praia, para o período de férias.

f) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.

g) À entrada da casa de meus avós, existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras.

5. Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possível, o termo indicado:

( 1 ) sujeito simples

(2) sujeito composto

(3) sujeito oculto (determinado)

(4) sujeito indeterminado

(5) oração sem sujeito

( ) Estude a lição, minha filha.

( ) Havia muitas notas baixas na prova.

( ) Nesta escola encontram‑se alunos inteligentes.

( ) Falaram muito de você no clube.

( ) Come‑se bem nos restaurantes paulistas.

( ) Come‑se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.

( ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.

( ) Conversávamos todos os dias após as aulas.

( ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.

( ) Fazia muito calor em Brasília.


Fonte:

EXERCÍCIOS EXTRAÍDOS DA MINIGRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO (CELSO CUNHA, CILENE DA CUNHA PEREIRA E JORAM PINTO DE LIMA)