Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Atividade - pronomes


1. Leia a tirinha, retire os pronome e classifique-os.
____________________________________________________________

2 Circule o pronome relativo e indique o seu antecedente:

a) Não conheço ninguém que o possa ajudar.

b) Era um homem que tinha muita coragem.

c) Mal podia esconder a doença que o consumia.

d) Este é o poema do qual lhe falei.

e) Visitei a cidade onde nasceu Manuel Bandeira.

3. Una os períodos com um pronome relativo;

a) Este é o moço. Eu lhe falei do moço.

b) Este é o moço. Eu me encontrei com o moço.

c) Este é o moço. Eu procurei pelo moço.

d) Este é o moço. Devo entregar a encomenda para o moço.