Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Avaliação - modelo 9 ano

Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Data:____/_____/_____ Série: 7ª ( 8º ano)Turma ________ Turno __________

Aluno (a) ______________________________________________________

Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª Mara Virginia Peso: 6,0

Avaliação final III Unidade

Leia com atenção, não rasure e use caneta azul ou preta.

A morte da tartaruga

O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A mãe foi ao quintal com ele, mexeu na tartaruga com um pau (tinha nojo daquele bicho) e constatou que a tartaruga tinha morrido mesmo. Diante da confirmação da mãe, o garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. A mãe a princípio ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino. “Cuidado, senão você acorda seu pai.” Mas o menino não se conformava. Pegou a tartaruga no colo e pôs-se a acariciar-lhe o casco duro. A mãe disse que comprava outra, mas ele respondeu que não queria, queria aquela, viva! A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu, por fim, uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação.

Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro e veio estremunhado, ver de que se tratava. O menino mostrou-lhe a tartaruga morta. A mãe disse: “Está aí assim há duas horas, chorando que nem maluco. Não sei mais o que faço. Já lhe prometi tudo, mas ele continua berrando desse jeito”. O pai examinou a situação e propôs: “Olha, Henriquinho, se a tartaruga está morta, não adianta mesmo você chorar. Deixa ela aí e venha cá com o papai”. O garoto depôs cuidadosamente a tartaruga junto ao tanque e seguiu o pai pela mão. O pai sentou-se na poltrona, botou o garotinho no colo e disse: “Eu sei que você sente muito a morte da tartaruguinha. Eu também gostava bastante dela. Porém nós vamos fazer para ela um grande funeral” (empregou a palavra difícil de propósito). O menininho parou imediatamente de chorar e perguntou: “Que é um funeral?” O pai explicou que era um enterro: “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante velas, bombons e doces, e voltamos para casa. Depois, botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha, rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o “Happy-Birth-Day-To-You” pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu... Isso é que é um funeral! Vamos fazer isso?” O garotinho estava com outra cara: “Vamos, papai, vamos! A tartaruguinha vai ficar contente lá no céu, não vai? Olha, eu vou apanhar ela.” Saiu correndo. Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal: “Papai, papai, vem cá, ela está viva!” O pai correu para o quintal e constatou que era verdade, a tartaruga estava andando de novo, normalmente, e o pai disse: “Que bom, heim? Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral.” “Vamos sim, papai” – disse o menino ansioso pegando uma pedra bem grande – “Eu mato ela”.

MORAL: O importante não é a morte, e sim o que ela nos tira.

(Millôr Fernandes)

I – Estudo do Texto:

1. A tartaruga morreu. Qual foi o indicio desta comprovação?

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2. A informação sobre a morte da tartaruga foi verdadeira? Justifique sua resposta.­­­­­­_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Relacione cada frase com a numeração correspondente à voz do verbo:

(1) ativa (2) passiva (3) reflexiva

( ) Carlos saiu à pressa.

( ) Os garçons entrechocavam-se no salão.

( ) Casas eram vendidas a preço de banana.

( ) A terra cobre os erros médicos.

( ) Formou-se uma gritaria.

4. Passando para a voz ativa a oração "O carro deve ser consertado pelos três mecânicos." obtém-se a forma verbal:

( ) devem consertar ( ) deve-se consertar ( ) consertar-se-á

5. Passando para a voz passiva a oração "O tropel dos cavalos avisava os cangaceiros.", a forma verbal será:

( ) avisava-se ( ) foram avisados ( ) eram avisados

6. Passe as frases, abaixo, da voz passiva para a ativa:

a) A harmonia foi restabelecida pelo professor

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b) Serias aplaudido por todos.

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7. Retirem do texto dez verbos.

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8. Em: O garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. O verbo está:

( ) voz passiva ( ) voz ativa ( ) voz reflexiva

9. Em: Papai, papai, vem cá, ela está viva!”. O verbo está:

( ) voz passiva ( ) voz ativa ( ) voz reflexiva

10. Transforme as frases, a seguir, para a voz passiva:

a) O segurança os acompanhará. _________________________________________________

b) Nós rodeamos o bolo de velinhas. ______________________________________________

Boa Sorte!