Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 17 de setembro de 2011

Trabalho em grupo- Criação e produção

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Trabalho em grupo – Língua Portuguesa

Grupo: ___________________________________________________________

_________________________________________________________________

Série: ____________________________ Turma: ________________________

Ah Irene!


Irene no céu

Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

(Manuel Bandeira)


1. Crie um perfil para a personagem Irene em uma página da Internet (facebook, Orkut, twitter, entre outras). A página deve conter linguagem verbal escrita, imagem, desenho ou gravura, use a imaginação.

2. Crie uma fala para Irene, em resposta a São Pedro.

3. Faça a ilustração do poema.

Obs: A atividade foi adaptada para meus alunos do 9º ano e sua fonte blogs de colegas na Internet.