Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 28 de julho de 2009

A origem do Romantismo


A origem do Romantismo

O termo romantismo pode apresentar uma série de significações: romant ou romaunt; língua românica ou neo-latina; narrativas escritas nesta língua; narrativas em geral; oposição ao termo Classicismo (romântico x clássico); movimento cultural e estético da primeira metade do século XIX; atualmente, sentimentalismo.

O Romantismo, apesar de estar relacionado aos sentimentos, refere-se à arte. As significações mais adequadas, das citadas acima, seriam "oposição ao termo Classicismo (romântico x clássico)" e "movimento cultural e estético da primeira metade do século XIX".

Provavelmente tem seu início na Escócia, Inglaterra e Alemanha, países europeus mais desenvolvidos, mas é na França, a partir do fim do século XVIII, mais precisamente a partir da Revolução Francesa de 1789, que o novo movimento ganha proporções revolucionárias.

O Romantismo é um amplo movimento, que surgiu no século passado, e representa, na literatura e na arte em geral, os anseios da classe burguesa, que, na época, estava em ascensão. A literatura, portanto, abandona a aristocracia para caminhar ao lado do povo, da cultura leiga. Por esse motivo, acaba por ser também uma oposição ao Classicismo.

O Arcadismo também conhecido como Neoclassicismo, foi uma arte revolucionária, porque defendia os interesses da burguesia, classe social que promoveria a Revolução Francesa posteriormente. Todavia, identificava-se mais com a aristocracia, formada pela nobreza e pelo clero, já que, quanto ao aspecto estético, limitou-se a eliminar os exageros do Barroco e a retomar os modelos do Classicismo do século XVI.

Ao Romantismo, cabe a tarefa de criar uma linguagem nova, uma nova visão de mundo, identificada com os padrões simples de vida da classe média e da burguesia. Enquanto o Classicismo observava a realidade objetiva, exterior, e a reproduzia do mesmo modo, através de um processo mimético, sem deformar a realidade, o Romantismo deforma a realidade que, antes de ser exposta, passa pelo crivo da emoção.

A arte romântica inicia uma nova e importante etapa na literatura, voltada aos assuntos de seu tempo efervescência social e política, esperança e paixão, luta e revolução e ao cotidiano do homem burguês do século XIX; retrata uma nova atitude do homem perante si mesmo. O interesse dessa nova arte está voltado para a espontaneidade, os sentimentos e a simplicidade, opondo-se, desse modo, à arte clássica que cultivava a razão.

A arte, para o romântico, não pode se limitar à imitação, mas ser a expressão direta da emoção, da intuição, da inspiração e da espontaneidade vividas por ele na hora da criação, anulando, por assim dizer, o perfeccionismo tão exaltado pelos clássicos. Esses artistas vivem em busca de fortes emoções e aventuras na tentativa de colher experiências novas e criadoras. Alguns chegam até a se envolver com o alcoolismo e drogas ou com um sentimento de pessimismo, enquanto outros participam de lutas sociais.

O conceito grego de belo na arte, tão defendido pelos clássicos, que eliminavam as notas destoantes e apresentavam uma obra depurada, é abandonado pelos românticos, os quais passam a defender a união do grotesco e do sublime, ou seja, do feio e do bonito, assim como são as coisas na vida real. O Romantismo marca uma importante mudança de postura na arte a proximidade maior entre a vida e a obra, e entre a obra e a realidade.

Nenhum movimento literário-artístico foi tão rebelde e revolucionário como o romântico, em que a regra maior é a inspiração individual.. O Romantismo surge com o liberalismo, filosofia que promove o eu individual, divulgada pela Revolução Francesa, cujos ideais eram: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Enquanto a Revolução Francesa chega ao poder, quebrando a hierarquia social e destruindo a aristocracia, o Romantismo destrói as regras e as formas preestabelecidas, abandonado a elite e chegando ao povo. Além das características já observadas, há outras que merecem destaque ou ser vistas com maior aprofundamento:

  • subjetivismo: o romântico quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia.
  • idealização: motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal. Assim, a pátria é sempre perfeita; a mulher é vista como virgem, frágil, bela, submissa e inatingível; o amor, quase sempre, é espiritual e inalcançável; o índio, ainda que moldado segundo modelos europeus, é o herói nacional.
  • sentimentalismo: exaltam-se os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido. Certos sentimentos, como a saudade (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desilusão, são constantes na obra romântica.
  • egocentrismo: cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece; microcosmos (mundo interior) X macrocosmos (mundo exterior).
  • liberdade de criação: todo tipo de padrão clássico preestabelecido é abolido. O escritor romântico recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, libertando-se dos modelos greco-latinos, tão valorizados pelos clássicos, e aproximando-se da linguagem coloquial.
  • medievalismo: há um grande interesse dos românticos pelas origens de seu país, de seu povo. Na Europa, retornam à Idade Média e cultuam seus valores, por ser uma época obscura. Tanto é assim que o mundo medieval é considerado a "noite da humanidade"; o que não é muito claro, aguça a imaginação, a fantasia. No Brasil, o índio representa o papel de nosso passado medieval e vivo.
  • pessimismo: conhecido como o "mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva para o mal-do-século.
  • escapismo psicológico: espécie de fuga. Já que o romântico não aceita a realidade, volta ao passado, individual (fatos ligados ao seu próprio passado, a sua infância) ou histórico (época medieval).
  • condoreirismo: corrente de poesia político-social, com grande repercussão entre os poetas da terceira geração romântica. Os poetas condoreiros, influenciados pelo escritor Victor Hugo, defendem a justiça social e a liberdade.
  • byronismo: atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda geração romântica e relacionada ao poeta inglês Lord Byron. Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, narcisista, pessimista, angustiada e, por vezes, satânica.
  • religiosidade: como uma reação ao Racionalismo materialista dos clássicos, a vida espiritual e a crença em Deus são enfocadas como pontos de apoio ou válvulas de escape diante das frustrações do mundo real.
  • culto ao fantástico: a presença do mistério, do sobrenatural, representando o sonho, a imaginação; frutos da pura fantasia, que não carecem de fundamentação lógica, do uso da razão.
  • nativismo: fascinação pela natureza. O artista se vê totalmente envolvido por paisagens exóticas, como se ele fosse uma continuação da natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, da força da paisagem.
  • nacionalismo ou patriotismo: exaltação da Pátria, de forma exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas.
  • luta entre o liberalismo e o absolutismo: poder do povo X poder da monarquia. Até na escolha do herói, o romântico dificilmente optava por um nobre. Geralmente, adotava heróis grandiosos, muitas vezes personagens históricos, que foram de algum modo infelizes: vida trágica, amantes recusados, patriotas exilados.

Romantismo em Portugal

Iniciou-se em 1825, Almeida Garrett publicou o poema Camões, biografia do célebre poeta, em versos brancos, que retratava principalmente o sentimentalismo. O Romantismo durou cerca de 40 anos e termina por volta de 1865, com a Questão Coimbrã ou Questão do Bom Senso e do Bom Gosto, encabeçada por Antero de Quental. Assim como em outros países, o Romantismo português uniu-se ao liberalismo e à ideologia burguesa.

O movimento romântico nasceu dentro de uma atmosfera política bastante conturbada, que defendia a implantação do liberalismo no país. Esse movimento tinha por objetivo a implantação de uma política de cortes, eleita por todas as classes sociais. De um lado, D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil) representava o liberalismo; de outro, D. Miguel, seu irmão absolutista. Derrotado, D. Pedro cede o trono português ao irmão e só consegue reavê-lo em 1834, quando o liberalismo finalmente vence.

É em meio a esse desenrolar de anos tão caóticos, de lutas entre liberais e conservadores, que os românticos foram implantando as reformas literárias.

Há três momentos distintos no desenvolvimento do Romantismo português:

  • 1º Romantismo (ou primeira geração): atuante entre os anos de 1825 e 1840, ainda bastante ligado ao Classicismo, contribui para a consolidação do liberalismo em Portugal, Os ideais românticos dessa geração estão embasados na pureza e originalidade. Principais escritores: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho.
  • 2º Romantismo (ou segunda geração): também conhecido como Ultra-Romantismo, marcado pelo exagero, desequilíbrio, sentimentalismo, prevalece até 1860. Principais escritores: Camilo Castelo Branco e Soares Passos.
  • 3º Romantismo ( ou terceira geração): de 1860 a 1870, é considerado momento de transição, por já anunciar o Realismo. Traz um Romantismo mais equilibrado, regenerado (corrigido, reconstituído). Principais escritores: João de Deus, na poesia, e Júlio Dinis, na prosa.

Além da poesia e do romance, nesses três momentos românticos, desenvolveram-se ainda o teatro, a historiografia e o jornalismo de forma nunca vista antes em Portugal.

A hora da verdade (leitura)

COLÉGIO:______________________________ALUNO:__________________________DATA:________________SÉRIE:_______TURMA:_____PROF.Mara Virginia


A hora da verdade
(Fernando Paixão)

A história que você vai ler fala de um sentimento que todo mundo conhece: o ciúme.É normal a gente ter ciúme de quem gosta.O anormal é deixar-se dominar por esse sentimento e perder o pé da realidade.E foi exatamente isso o que aconteceu com a Iara, a personagem de Pedro Bandeira.
Quando comecei a ler o livro não imaginava que aquela garota cheia de garra, jogadora brilhante de vôlei e companheira inseparável de Adele, fosse capaz de qualquer coisa para conseguir recuperar o ex-namorado.E o curioso é que o rapaz mais cobiçado do colégio está justamente apaixonado por Adele.Fiquei espantado de como Iara pôde arquitetar um plano tão diabólico e manipular tanta gente para atingir seu objetivo a qualquer custo.
É claro que eu não vou revelar se ela consegue ou não executar seu plano até o final.Para saber a resposta, você deve ler o livro.Tenho certeza de que você vai se envolver muito com essa história que nos faz pensar bastante sobre as relações humanas.
Então siga a trama de Pedro Bandeira e descubra até onde o ciúme pode levar uma pessoa.
O Editor

MARGENS DO TEXTO

1-O texto que você leu é predominantemente informativo ou literário? Por quê?

2-Além das funções metalingüística e referencial, predominantes no texto, que outra função da linguagem tem no último parágrafo?

3-O que o editor crê que a história irá provocar nos leitores?

4- Os fatos narrados na história são possíveis de ocorrer na vida real? Por quê?

domingo, 26 de julho de 2009

Trovadorismo

O romance

Atividade Escrita - Gramática(2)

Clique na imagem para ampliar

a) A que ideia o pronome demonstrativo isso está se referindo no segundo quadrinho?

b) E a que ideia o pronome demonstrativo esta está se refereindo no último?

c) O que se pode deduzir ao comparar o uso dos pronomes na tira acima, quanto à localização de termo a que se referem?

2. Complete com um pronome demonstrativo adequado:
a) Morreram milhares de pessoas na pasagem do furacão. ___________ tragédia deixou as autoridades confusas e retardou o socorro aos sobreviventes.

b) Você tem razão em suas reivindicações. Mas _________ não significa que tenha o direito de ofender quem discorda delas.

c) _____ é o problema: você ainda não tem idade para ficar até tarde na rua.

A organização dos textos



A organização dos textos

Os textos se organizam de formas diferentes. Eles podem ser narrativos, descritivos, argumentativos, explicativos e conversacionais.

Texto 1 Naufrágio na banheira

Um radioamador dinamarquês de 52 anos mobilizou as forças de salvamento da Marinha de seu país para resgatar o seu barco que estava naufragando. Foram horas e horas de pedido de socorro (a voz meio enrolada aumentando o clima de desespero) e muito empenho das autoridades em localizar o ponto de origem das mensagens para achar o barco. Acharam: era um barco de papel que estava afundando na banheira da casa do infeliz. A língua enrolada, claro, era porque o dinamarquês estava completamente bêbado. E vestido de marinheiro. ISTOÉ, abril, jan. 2000)

Texto 2 Sagitário (23/11 a 21/12) Otimistas e francos são os nascidos sob o signo de Sagitário. A regência de Júpiter faz dos sagitarianos pessoas expansivas. Símbolo: centauro, figura mitológica, metade cavalo, metade homem. Atira flechas para o céu, buscando a conquista espiritual. Ensina sabedoria e heróis e deuses do Olimpo (...) Almanaque Brasil

Texto 3 Época: Numa entrevista recente, o senhor defendeu o papel da Carla Perez na cultura popular. A bunda é patrimônio nacional?
DaMatta: A bunda é outro lado do corpo, a boca fala, a bunda também. As coisas localizadas abaixo da cintura, que nas sociedades burguesas foram reprimidas e viraram pornografia, no Brasil soa parte de ma região marginal: o grotesco e o cômico. No nosso caso , a bunda fica entre o ridículo, o audaz. O bonito e o grotesco. Depende de como ela surge, de quem a possuí, do contexto e de quem olha.(...) (Roberto DaMata, in: Época, Globo, São Paulo. Maio de 19999)

Texto 4 Quem somos, afinal, nós, brasileiros? Se pegarmos o problema pela raiz (etimológica), descobrimos que somos, antes de mais nada, frutos de uma tropelo da gramática. Pelo menos é o que garante um de nossos primeiros historiadores, Francisco Varnhagen – o visconde de Porto Seguro.
De acordo Varnhagen, “brasileiros” eram os homens engajados no tráfico de pau-brasil, “do mesmo modo que se dizem baleeiros os que vão à pesca das baleias, e que se denomina negreiros aos que se ocupavam do tráfico de africanos(...) (Eduardo Bueno)

Texto 5 (....) – Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
- Minhas saudações aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
- Como é?
- Aí, galera.
- Quais são as instruções do técnico?
- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona da preparação, aumentam as possibilidades de, recuperar o esférico, concate-narmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade... (CORREIO BRAZILIENSE, 13 de maio de 1998)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Narração



Escolher uma das imagens acima e elaborar uma história utilizando seqüência narrativa (situação inicial, complicação, clímax, desfecho) e a seqüência descritiva ( caracterizar o cenário com base na imagem)


O Herói _ produção de texto

O Herói

1. Escolha um herói e apresente os seguintes aspectos:

  • Nome, características físicas e onde aparece ( tv, quadrinhos, games, livros, etc)
  • Onde vive e qual sua missão.
  • Quem são seus amigos ou ajudantes.
  • Quem são seus inimigos e rivais.
  • Se possui superpoderes ou não.

2. Crie um herói, imagine as características do seu herói:

  • A personalidade do seu herói (tímido, expansivo,engraçado, sério, atrapalhado);
  • Se é humano ou não;
  • A idade;
  • Os traços fisionômicos e a constituição do corpo;
  • Como se veste.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rosa de Hiroshima


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Redação


Rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.


Composição: Vinícius de Moraes e Gerson Conrad


1. Qual é o tema desse poema?

2. Retire do poema as palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.

3. O poema pode ser divido em duas partes: causa e conseqüência. Identifique-as.

4. Explique a metáfora expressa em: “ A rosa de Hiroshima”

5. Que sensação o poema provoca em você? Justifique.

6. “Sem cor sem perfume / Sem rosa sem nada”. Explique o sentido da expressão sem nada nesse contexto.

7. Como cidadão, você aprova o uso do dinheiro público para fabricar armamentos?

sábado, 11 de julho de 2009

Orações subordinadas II

Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho Série_________ Turma________ Português

Profª. Mara Virginia Aluno(a) _____________________________________________

1. Leia: O sociólogo Hebert de Souza achava que cada pessoa deve fazer sua parte na construção de um mundo mais justo. Por acreditar nisso, em 1993, deu início a uma das campanhas mais importantes da nossa história: a Ação Cidadania contra a Fome a Miséria e pela Vida, que se espalhou rapidamente por todo o país, reunindo mmais de 1 milhão de pessoas.

a) A oração em destaque funciona como resposta a que pergunta?

( ) Quem achava? ( ) O que o sociólogo achava?

b) Como pode ser classificada essa oração em destaque?

( ) oração principal ( ) oração subordinada

Por quê? _______________________________________________________________

______________________________________________________________________

2. O sociólogo Hebert de Souza achava

Observe que a oração principal não apresenta sentido completo. Qual o termo que falta para completá-la?

( ) objeto direto ( )aposto ( ) complemento nominal

3. Siga o modelo, transformando o substantivo destacado em oração subordinada substantiva.

O cidadão espera a publicação da noticia. O cidadão espera que a notícia seja publicada.

a) As pessoas necessitam de estímulo em suas vidas

b) O sociólogo estava esperançoso sobre a melhoria do país.

c) o sociólogo tinha certeza da necessidade de mais escolas públicas.

d) O brasileiro está convicto da importância da luta pelos seus direitos.

4. A classificação das orações subordinadas substantivas está correta ou incorreta? Caso esteja incorreta, corrija-a.

a) O repórter percebeu que o rapaz não ficou satisfeito com a notícia. A oração destacada classifica-se como substantiva objetiva direta.

( ) correto ( ) incorreto

___________________________________________________________________

b) Lembre-se de que aquela campanha era importante. A oração destacada classifica-se como substantiva completiva nominal.

( ) correto ( ) incorreto

____________________________________________________________________

c) Todos querem que os problemas sejam solucionados. A oração em destaque é uma substantiva objetiva indireta.

( ) correto ( ) incorreto

____________________________________________________________________

d) Todos lamentaram que o jornal só publicasse notícias desagradáveis A oração destacada classifica-se como substantiva objetiva direta.

( ) correto ( ) incorreto

______________________________________________________________________

Modelo de avaliação (2)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)_________________________________________ Série 1º Turma_______

Prof.ª Mara Virginia


Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras

Mulheres entre laranjeiras

Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

(Carlos Drummond de Andrade)

1. Retire do texto:

a) palavras primitivas

_________________________________________________________________

b) palavras derivadas

__________________________________________________________________

2) Forme palavras que possuam o mesmo radical de cachorro e burro.

__________________________________________________________________

3) Aponte duas palavras do texto que apresentem um mesmo sufixo.

__________________________________________________________________

4) Aponte palavras do texto que apresente prefixo.

__________________________________________________________________

5) O radical grego trofia significa “ desenvolvimento”. Observando o prefixo da palavra hipertrofia, explique o seu significado:

__________________________________________________________________

6) De exemplo de palavras compostas por prefixação.

__________________________________________________________________

7) De exemplo de palavras compostas por sufixação

__________________________________________________________________

8) o prefixo de irregular difere semanticamente do prefixo de:

a) desumano

b) imigrante

c) ilimitado

d) anormalidade

e) intolerância

9) Forme palavras com o prefixo ex

__________________________________________________________________

10) Separe os elementos formadores das palavras:

pedrinha

laranjeiras

desleal

lugarejo

Boa Sorte

terça-feira, 7 de julho de 2009

Leitura e interepretação(6)


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Aluno(a)................................................................Série...... Turma.......

Aluno acusado de furtar caderno é detido

O estudante Wilson da Silva, 19, foi preso anteontem acusado de furtar o caderno de uma colega de classe, em Campos do Jordão (175 km de São Paulo). Ele foi solto ontem e disse ter sido espancado na delegacia. À tarde, fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal de Taubaté. A polícia abriu inquérito para apurar a denúncia. O delegado Adib Jorge Filho, 28, acha “estranha” a versão da agressão.

A prisão do estudante provocou uma manifestação em frente à delegacia de Campos. O advogado do estudante, José Carlos de Carvalho Santos, 37, disse que ele foi vítima da brincadeira de outros alunos. “Alguém colocou o caderno na mochila dele.”

Silva foi preso às 10h30 em frente à estação de trem da Vila Abernéssia, no centro. A estudante Amanda Pereira da Silva, 15, dona do caderno furtado, disse que o rapaz começou a correr quando Amanda gritava “pega ladrão”.

Segundo a polícia, o caderno estava na mochila do rapaz. Ele disse não saber como foi parar lá.

Segundo o delegado, o estudante foi colocado em uma cela, separado de outros presos. O delegado disse estranhar a história do espancamento. O rapaz teria sido agredido às 12h30 de anteontem por dois policiais, mas só contou ao pai depois das 19h30. Antes disso, ele conversou com seu advogado, mas não falou nada sobre a agressão. “Não posso confirmar nem afastar a hipótese da agressão”, disse o delegado.

O advogado de Silva disse que ele deve fazer o reconhecimento de seus supostos agressores amanhã. Segundo o advogado, o estudante tem hematomas nas pernas e dores no estômago.

A mãe de Amanda, Aracy Pereira da Silva,51, disse que não esperava uma repercussão tão grande. “Está virando uma revolução social.” Aracy afirmou que sua filha está sendo discriminada na escola. Segundo ela, a menina tem recebido telefonemas anônimos dizendo que “vai haver troco”. Silva cursa o primeiro ano do segundo grau na escola estadual Theodoro Corrêa Cintra, no centro. Segundo a diretora, Shirley Cintra, 53, “furtos na escola são normais”.

(Folha de São Paulo, São Paulo, 14 de maio 1992.)

  1. O texto apresenta um fato principal. Qual?

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  1. Onde aconteceu esse fato?

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  1. A prisão do estudante provocou que reação?

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  1. Quem vai defender Wilson da Silva?

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  1. Por que o delegado acha “estranha” a versão da agressão?

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  1. Para a menina Amanda quais foram as conseqüências do caso?

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  1. Na sua opinião , furtos podem ser considerados “normais”?

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  1. Wilson diz ter sido espancado na delegacia. Na sua opinião é possível ter ocorrido a agressão?

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sexta-feira, 3 de julho de 2009

Descrever - Produção


Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho Série____ Turma: _____ Redação
Profª. Mara Virginia Aluno(a) ________________________________
Vamos escrever:

Você sabia que é possível copiar um ser vivo? Você sabe o que é clonagem?
Imagine que um dia, a caminho da escola, você encontrou um ser exatamente igual a você, inclusive com roupas idênticas. Qual foi sua reação? Qual foi a reação do seu “clone” o que aconteceu depois do primeiro contato? Escreva aqui a sua história, orientando-se pelo esquema a seguir:
A caminho da escola encontrei _____________________________________________
______________________________________________________________________
Ele era ________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Fiquei _________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Ele disse: ______________________________________________________________
______________________________________________________________________
Depois, _______________________________________________________________
______________________________________________________________________



Leia:

O que é clonagem?

A palavra clone (do grego klon, significa “broto”) é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada.

A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo ( homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.

O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.

O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia.
No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.

No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.

Descrição


Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho Série____ Turma: _____ Redação

Profª. Mara Virginia Aluno(a) ________________________________

Descrever é procurar recriar a imagem de um ser qualquer (um homem, um animal, um objeto, um lugar, um ambiente), através de uma detalhada enumeração das suas características.

Quando uma descrição é bem-feita, o leitor consegue imaginar como é o ser por nós descrito, mesmo sem tê-lo diante dos olhos.

Podemos descrever um personagem não apenas fisicamente, dando suas características exteriores, mas também através de suas ações, suas opiniões, seu caráter, seus gostos, seus sentimentos e emoções, seu modo de ser ( caracterização psicológica).

Exemplo:

Descrição física:

Magro, miúdo e desconjuntado, joelhos que pareciam bolas de tênia, loirinho anêmico de olhos azuis descorados – parecia nem ter sangue. Por isso, tinha o apelido de Amarelinho.

Descrição psicológica:

O Nanico? Apesar de pequeno era esperto como diabo. Ele sempre arrombava as fechaduras ou. Tirando os pinos das dobradiças, abria as portas. Contava que, uma vez, tinha feito uma bomba. Podia ser verdade, o Nanico tinha uma cuca ótima, consertava até rádio. Como aquele que tinha roubado de um fusquinha.

GANYMEDES JOSÉ. Amarelinho, São Paulo, Moderna, 1983

Atividade de produção - Vamos descrever uma pessoa. Observe discretamente seu melhor amigo de classe e em seguida descreva-o, orientando-se pelo esquema a seguir. Procure citar o maior numero possível de características, mas não se preocupe em citar o nome. Preste atenção à divisão das características físicas e psicológicas:

Meu amigo

Características físicas:

é _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Tem __________________________________________________________________

veste __________________________________________________________________

______________________________________________________________________

porém, ________________________________________________________________

______________________________________________________________________

parece ________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Características psicológicas:

é ____________________________________________________________________

______________________________________________________________________

está sempre ____________________________________________________________

______________________________________________________________________

mas __________________________________________________________________

gosta de _______________________________________________________________

______________________________________________________________________

não gosta de ___________________________________________________________

______________________________________________________________________